domingo, 16 de fevereiro de 2014

CABO VERDE É O PAÍS LUSÓFONA MELHOR COLOCADA NO RANKING MUNDIAL DE LIBERDADE DE IMPRENSA.


Cabo Verde é o país de língua portuguesa melhor colocado no ranking mundial, onde Portugal surge seis lugares abaixo (30) e o Brasil integra o grupo de países com problemas conhecidos, ao ficar na 111ª posição.
Praia - Cabo Verde subiu um lugar no ranking mundial de liberdade de imprensa em 2014, divulgado pelos Repórteres Sem Fronteira (RSF), depois de, em 2013, ter passado para a 25ª posição.
Depois de uma queda de 16 lugares, o arquipélago cabo-verdiano, a par do Gana, volta a ser apontado na lista geral dos países africanos melhores colocados numa lista de 180 países do mundo.
Cabo Verde figura também como o país de língua portuguesa melhor colocado no ranking mundial, onde Portugal surge seis lugares abaixo (30) e o Brasil integra o grupo de países com problemas conhecidos, ao ficar na 111ª posição.
Numa situação bem melhor estão Moçambique (79) e a Guiné-Bissau (86), mas também na mesma categoria do Brasil.
Angola, como acontece em todos os rankings referentes a liberdade, é a pior classificada entre os lusófonos, ocupando, apesar de subir sete lugares, o 124º lugar, o que a coloca no grupo dos países com "situação difícil".
No relatório de 2014, a organização Repórteres Sem Fronteiras diz que a liberdade de imprensa piorou nos países em conflito, como o Mali ou a República Centro-Africana, e também nos países democráticos que recorreram ao abusivo argumento de segurança, como os Estados Unidos.


O índice da Repórteres Sem Fronteiras surge um dia depois da Freedom House ter emitido um relatório sobre o mesmo assunto e chegado à mesma conclusão.



Sem comentários:

Enviar um comentário