quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: CHEFE DA CASA MILITAR DO PR É O NOVO CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS SÃO-TOMENSES.


Justino Lima vai ser promovido a Brigadeiro e substitui Maria Segundo, afastado após casos de insubordinação


O coronel Justino Lima é o novo Chefe do Estado-maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe.

O nome foi proposto pelo Conselho Superior de Defesa Nacional para substituir Felisberto Maria Segundo, na sequência dos recentes atos de insubordinação em quartéis são-tomenses.

A cerimónia de tomada de posse do novo Chefe do Estado-maior, até aqui Chefe da Casa Militar da Presidência da República está marcada para esta quarta-feira no Palácio do Povo. Durante o ato, que será presidido pelo Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas, Justino Lima será promovido ao posto de Brigadeiro. 

Em Luanda, o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe desvalorizou a crise militar do país, classificando-a como um "incidente". Gabriel Costa, que falava à imprensa no final de um encontro com o Presidente angolano - Eduardo dos Santos, no âmbito da visita oficial de algumas horas a Luanda, acrescentou que o "incidente" deve ser "desdramatizado". 
  
Nos passados dias 10 e 12, militares são-tomenses recusaram participar na cerimónia de prestação de honras militares ao Presidente Manuel Pinto da Costa, aquando da partida e regresso da República do Congo. Os militares reivindicam aumentos salariais, casas sociais e melhoria das condições nas casernas. Dizem que as reivindicações estão na posse do Governo são-tomense desde Dezembro e até à presente data não houve resposta. Segundo o Primeiro-ministro são-tomense, "não está em causa nenhuma crise com a dimensão que algumas aves de mau agouro, que a partir de alguma determinada imprensa, procuraram empolar com objetivos bem precisos".

Sem comentários:

Enviar um comentário