segunda-feira, 29 de maio de 2023

Legislativas antecipadas/“Apenas um governo competente pode promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau”, diz a cabeça de lista de PRS

Bissau, 29 Mai 23 (ANG) – A cabeça de lista do Partido da Renovação Social (PRS) para as eleições legislativas de 04 de Junho próximo disse, no fim-de-semana, que apenas um governo competente pode promover o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Florentino Mendes Pereira falava durante um comício popular que o PRS realizou em Bissau no circulo 29 zona 1, no qual sustentou que não deve existir motivos para o recurso à questões étnicas nem religiosas, porque não ajudam ao progresso da nação.

A Cabeça de lista de PRS ou seja o candidato ao cargo de primeiro-ministro dessa formação política disse ainda que a Guiné-Bissau é um país potencialmente rico por natureza mas que é pobre atualmente, devido as falhas cometidas por diferentes governos que passaram no país.

“A Guiné-Bissau precisa reconstruir seu Estado com o objectivo de ser um território no qual vigora o Estado de Direito, e as liberdades fundamentais dos Direitos Humanos”, disse Mendes Pereira.

Aquele político acrescentou que a justiça é o pilar da democracia e de desenvolvimento de um país e que a sua ausência normalmente constitui um dos obstáculos ao investimento estrangeiro, o que acaba por impossibilitar o progresso de uma nação.

“No dia 04 de Junho somos convidados a mudar o destino da Guiné-Bissau. Por isso, necessitamos do apoio de todos, principalmente dos jovens para que, juntos, possamos desenvolver esta maraviliosa pátria”, disse o político.

Mendes Pereira contou que as situações que constataram nas regiões do país são lamentáveis , porque o povo carece da electricidade, água potável, e a campanha de castanha de caju está decorrendo sem sucesso, tendo referido que também existem insuficiências de escolas e hospitais.

Florentino considerou a Castanha de Caju de maior riqueza da Guiné-Bissau, e diz que é fundamental encontrar sempre uma solução para a sua campanha de comercialização , de modo a garantir o sustento familiar de muitas pessoas e gerir mais receitas para o Estado.
“Um governo responsável não pode jamais brincar com a questão de castanha de caju para dar prioridade a carros para campanha eleitoral. O bem do povo deve estar sempre em primeiro plano”, disse Mendes Pereira.

Lembrou que a primeira vez que a castanha de caju atingiu o preço de 600 francos CFA por quilo e acabou por atingir os 1000 francos, o quilo foi em 2014.

De acordo com Mendes Pereira, o PRS prioriza a estabilidade do país com a finalidade de promover a paz interna, a segurança social e o desenvolvimento da Pátria de Amílcar Cabral.

Florentino sugeriu a reforma na administração pública da Guiné-Bissau uma vez que, segundo ele, não é normal a situação de um quadro superior estar a receber o salário de apenas 74 mil francos CFA mensalmente.

“Os funcionários merecem ter um salário condigno, por isso, se ganhamos as legislativas de 04 de Junho, vamos garantir 250 mil francos CFA como salário para quadro superior e o salário mínimo passará a ser 65 mil francos CFA”, prometeu.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário