terça-feira, 30 de maio de 2023

Chefe do Estado-Maior da Gâmbia: “DEVEMOS TRABALHAR JUNTOS PARA A PAZ NA NOSSA SUB-REGIÃO E EM TODA A ÁFRICA”

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Gâmbia, General Yakuba Drammeh, afirmou que é fundamental que os exércitos da Gâmbia e da Guiné-Bissau trabalharem juntos para a estabilização da sub-região que está fortemente ameaçada, bem como para a estabilização de toda a África.

“Não é possível falar do desenvolvimento sem termos em conta a paz, a estabilidade e a segurança, por isso devemos trabalhar juntos para estabelecermos a paz na nossa comunidade que está fortemente ameaçada, como também para toda a África” disse o responsável do exército gambiano na sua declaração aos jornalistas , depois da visita efetuada ao seu homólogo guineense, General Biaguê Na N’Tan.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Gâmbia está no país para uma visita de três dias, com o propósito de lançar as bases para a assinatura de um acordo de cooperação técnico militar entre Banjul e Bissau. Durante a sua estada no solo pátrio de Amílcar Cabral, General Drammenh vai visitar as instalações do Centro de Instrução Militar de Cumeré, setor de Nhacra, região de Oio, no norte do país, visitará igualmente os principais Comandos militares do setor autónomo de Bissau.

Yakuba Drammeh disse na sua declaração que a Gâmbia e a Guiné-Bissau têm tudo em comum, nomeadamente, a tradição, a cultura, costume e os dialetos que são falados em Gâmbia também se falam na Guiné e tudo isso demonstra uma forte relação entre os dois povos.

Explicou, neste particular, que em termos políticos, a relação entre a Gâmbia e a Guiné-Bissau está no bom caminho, o que no seu entendimento, caracteriza uma confiança mútua e respeito entre os dois países.
“Há uma necessidade de nos aproximarmos para podermos ver como delinear as linhas mestras referentes à cooperação entre os dois países, especialmente as duas forças armadas, porque temos desafios em termos de segurança que são comuns de maneira que estou convencido que podemos trabalhar juntos a fim de encontrar soluções no campo da cooperação militar para que possamos contornar as dificuldades e os desafios, sendo desejo dos dois países em termos políticos”, sublinhou.

O responsável do exército gambiano assegurou que os dois países podem trabalhar juntos para fazer avançar o interesse comum no sentido de fazer com que haja a paz, a estabilidade entre a Guiné-Bissau e Gâmbia, sendo questões indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer nação.

Por seu turno, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, General Biaguê Nan Tan, revelou que as forças armadas guineenses pretendem rubricar um acordo de cooperação técnico militar com a sua congénere de Gâmbia que permitirá no futuro intercâmbios entre homens de fardas dos dois países.

Lembrou que há vários anos que as forças armadas guineenses não recebem a visita de um Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas gambianas, apesar de fazermos parte da sub região. Adiantando que para além do acordo de cooperação técnico militar, o responsável do exército gambiano irá visitar Centro de Instrução Militar de Cumeré, onde vai ser aberta a escola militar onde no futuro militares gambianos poderão vir formar-se e da mesma forma os militares guineenses poderão ir formar-sena Gâmbia.

“Com essa visita a nossa amizade tornar-se-á mais forte sem desconfiança”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário