quarta-feira, 31 de maio de 2023

Congresso ordinário: FEDERAÇÃO DE FUTEBOL AUMENTA SUBVENÇÃO A CLUBES

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau Á (FFGB), aumentou o valor da subvenção aos clubes de futebol da primeira e da segunda divisão para cinco milhões de Franco CFA, para a temporada 2023-2024. O documento já validado, foi uma proposta dos clubes de futebol, submetida pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Inicialmente a LGCF apresentou a FFGB uma proposta de seis milhões de Francos CFA, mas após um longo debate entre as partes, a subvenção foi fixada em cinco milhões de FCFA.

Nas últimas temporadas desportivas, o valor de subvenção aos clubes foi de dois milhões de Franco CFA, que acaba por ter agora um acréscimo de três milhões de Franco CFA. A decisão de aumentar a subvenção foi tomada no Congresso Ordinário da federação, realizado no passado dia 26 de maio na Ilha de Bubaque, região de Bolama, zona insular da Guiné-Bissau.

Após a aprovação do documento final na presença do presidente do organismo que tutela o futebol nacional, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, foi elaborado critério que vai permitir aos clubes beneficiarem deste apoio financeiro. Um dos critérios básicos para o acesso ao fundo, os clubes deverão ter equipas de formação e equipa feminina na próxima época desportiva.

A informação sobre a aprovação da subvenção aos clubes foi transmitida à secção desportiva do Jornal O Democrata na terça-feira, 30 de maio, pelo próprio presidente da LGCF, Dembo Sissé, que também aproveitou a ocasião para enaltecer a colaboração dos clubes e a direção da liga, o que permitiu de forma unanimemente validação do documento.

“Sempre que encorajei aos clubes de futebol que devemos andar juntos e é nesta ótica que estou a ver esta colaboração. Foi uma reunião que decorreu até às 3h00 da madrugada, mas realmente foi interessante, uma vez que foi aprovado o documento”, disse.

“Este aumento de subvenção vai ajudar financeiramente os clubes da primeira divisão e segunda divisão, porque é impensável mudar o paradigma de futebol sem subvencionar os clubes de futebol. Na presente época desportiva os clubes têm comparecido às partidas de futebol graças aos apoios que receberam da FFGB.

Satisfeito com o aumento de subvenção aos 37 associados do organismo, Sissé acredita que na próxima época desportiva o Campeonato Nacional será mais competitivo e prometeu que a LGCF vai trabalhar com os seus parceiros para melhorar a premiação do Campeonato Nacional da primeira e segunda divisões.

“Como sabem o vencedor do Campeonato Nacional da segunda divisão recebe 5 milhões de Francos CFA e o vencedor do Campeonato Nacional da primeira divisão recebe 10 milhões de Francos CFA. Estamos abertos com a FFGB em busca dos parceiros que estejam interessados em ajudar no sentido de permitir que o nosso campeonato seja mais competitivo”, frisou Sissé.

Eleito em setembro de 2021 para um mandato de 4 anos à frente da LGCF, Sissé lembrou aos seus associados que a atual Direção do Órgão está determinada no sentido na defesa dos interesses dos clubes de futebol para o desenvolvimento da modalidade na Guiné-Bissau.

De salientar que antes do início da presente época, o Comité Executivo da FFGB tinha condicionado a entrega de apoios financeiros aos clubes filiados no órgão à legitimação dos órgãos sociais dos mesmos e ao envio dos estatutos à FFGB.

Durante o Congresso Ordinário na Ilha de Bubaque, os clubes e associações desportivas também aprovaram outros pontos que estavam na agenda de trabalho, entre os quais o Orçamento da próxima época desportiva 2023-2024, Relatório das Atividades e Contas da época 2021-2022 e a Revisão Pontual dos Estatutos da FFGB.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário