terça-feira, 30 de maio de 2023

Legislativas antecipadas/“04 de Junho será o dia da nova independência da Guiné-Bissau”,diz Coordenador de Quadros Técnicos do MADEM G-15

Bissau, 30 Mai 23 (ANG) – O Coordenador de Quadros Técnicos do Movimento pra Alternância Democrática (MADEM G-15) disse que 4 de Junho será o dia de nova independência do país .

Bamba Banjai fez estas afirmações hoje no CE-29, Bairro Militar aquando da entrega de cartões à novos militantes do partido que abandonaram a formação política dirigida por Juliano Fernandes, a Convergência Nacional para a Liberdade e Desenvolvimento da Guiné-Bissau(COLIDE-GB).

Banjai disse que o MADEM G-15 vai ganhar às legislativas, “doa a quem doer” e “custe o que custar” porque apresentaram melhor projeto político para salvar o país.

“Muitas pessoas estão a pegar na questão de castanha de caju. Então o MADEM G-15 é empresa? E há 20 anos que o caju está sendo comprado é o MADEM G-15 que o comprava?”, questionou Banjai.

Aquele político acrescentou que existem pessoas que não têm projeto político para apresentarem ao Povo, por isso, refugiarem no argumento de castanha de caju.

Questionou se foi o MADEM que não construiu as estradas, escolas, hospitais na Guiné-Bissau, e diz que há partido que governou o país há 50 anos.

Bamba Banjai acusou Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e da Coligação PAI - Terra Ranka de ter dividido com seus amigos 150 mil milhões de francos CFA de “Resgate Financeiro”, e podiam servir para a construção de muitas, escolas, hospitais e estradas.

Bamba Banjai desafiou os políticos para um debate público na Televisão Nacional para falarem do Estado de Nação.

Em relação aos novos militantes, que integraram ao Madem, Bamba Banjai disse que o dia é de alegria mas também de reflexão , e salientou que esses novos militantes são guineenses que com a sua livre vontade, decidiram abraçar o melhor projeto político de salvação nacional.

Por sua vez, o Coordenador do CE-29, Braima Djassi disse que o seu partido é o melhor caminho para o desenvolvimento, acrescentando que o MADEM G-15 é um partido novo mas o seu alcance é grande não só interno como também internacionalmente.

Em nome dos novos integrantes provenientes do COLIDE-GB, Serifo Candé disse que a decisão de aderir ao projeto do MADEM deve-se a falta de verdade, transparência e do diálogo que se verifica ultimamente no partido à que faziam parte.

“O partido não pode funcionar com separação. Os dirigentes da COLIDE nos esconderam a verdade, e na passada sexta-feira descobrimos essa verdade. Por isso, decidimos sair e reunimos sozinhos mas não conseguimos chegar a um acordo sobre que partido apoiar. Depois de uma votação,o MADEM foi o escolhido”, disse Candé.

Disse que não houve transparência no momento de seleção dos candidatos ao cargo do deputado, por isso, entenderam que não vale a pena permanecer na COLIDE-GB.

Questionado se tentaram ter um diálogo franco com a direção de COLIDE-GB, Candé respondeu que tentaram mas sem sucesso e que a partir daí decidiram fazer parte de outra formação política para continuarem a dar as suas contribuições na política.

Informou que são cerca de 20 pessoas que saíram da COLIDE para o MADEM G-15 e que outros por motivo, nomeadamente, de distância porque estão no interior do país, não puderam participar.

O ato contou com a presença de dirigentes do MADEM G-15, nomeadamente a Maria de Fátima Vieira e o responsável dos anciões, Aladje Sambú Djam.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário