quarta-feira, 24 de maio de 2023

HOSPITAL DE BUBAQUE DEPARA COM CARÊNCIAS DE MEDICAMENTOS E RECURSOS HUMANOS

O hospital sectorial de Bubaque depara-se atualmente com a falta de medicamentos para o tratamento de várias patologias.

O diretor clínico deste hospital Dokadum Insali Sousa explica que os técnicos colocados no sector de Bubaque são insuficientes, para dar a cobertura a todos os habitantes daquela ilha, por isso, há toda uma necessidade de se colocar mais técnicos de saúde.

“Entre as dificuldades, o mais caricato é a insuficiência de técnicos de saúde para dar a cobertura a toda população de Bubaque” disse.

A informação foi dada à Rádio Sol Mansi durante uma reportagem especial realizada em diferentes ilhas do país.

Na ilha circulam informações que dão conta de que alguns técnicos nacionais foram suspensos, e em seus lugares colocados os técnicos estrangeiro que para consultas, é preciso um tradutor e, em caso de não conseguir um tradutor, a consulta não é feita.

Diante desta situação, a Rádio Sol Mansi ouviu os pacientes que se encontram internados no referido hospital que confirmam este facto.

“Os médicos estão aqui há quase um ano, e eles trabalham com alguns nacionais para as traduções, caso contrário não nos atendem”, explicam.

Ainda o diretor clínico do hospital do sector de Bubaque revela as dificuldades com que se depara para evacuar os doentes a capital Bissau, por isso, são obrigados a recorrer aos meios financeiros disponibilizados pelos familiares dos pacientes.

O sector de Bubaque conta com 11 áreas sanitárias e o hospital local considerado de referência, conta com apenas dois médicos responsáveis para a cobertura de toda a população daquela localidade.

Por: Diana Vaz/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário