quinta-feira, 25 de maio de 2023

SISTEMA AQUIM QUI I DĖ

 Djintis na marsirka nin bianda ca sirbidu inda! Forte desafunundadi na Guiné! Mesmo antes do acto eleitoral marcado para o dia 4 de Junho de 2023, alguma liderança que pouco peso eleitoral, tem estado a proclamar bem alto que nenhum partido vai ganhar com maioria absoluta para governar sozinho, e que haverá outra vez aquilo que ele chamou de “geringonça”.

Que falta de inteligência e de caracter para um actor político cujo lugar mais apropriado hoje em dia, se não fosse numa república de bananas como a Guiné-Bissau, seria a prisão, e os seus bens adquiridos ilicitamente confiscados, porque teria que justificar a sua proveniência.
Ai maman Guiné!!!!!
É este tipo de políticos que temos no pais, que no cérebro nada tem senão aquilo que em francês poderia chamar-se de “vide”, vazio. Como é possível alguém que nunca conseguiu afirmar-se e que não passa de um pseudo chefe de executivo mariota, possa pensar que o USE vai cair novamente na asneira de nomeá-lo para um cargo de responsabilidade, em detrimento de tantos excelentes quadros disponíveis no pais? A não ser que haja um “deal” que não seja do conhecimento dos Guineenses dotados de inteligência!
O maior atraso da Guiné-Bissau reside nesses “cuma tchomadu” governos de coligação, coligações muitas vezes formadas inconstitucionalmente na assembleia nacional popular, para viabilizar ilegalmente a governação.
Em democracia, o que se quer é quem ganha as eleições governe e seja controlado pela oposição, que deve desempenhar o seu lado e sempre procurar apresentar-se como alternativa, em caso o partido vencedor não consiga cumprir com as promessas feitas ao povo.
Seria utópico pensar-se que a Guiné-Bissau vai avançar com governos formados por actores que não sejam do mesmo campo, através de nomeações a altos cargos, como recompensa aos apoios recebidos. Assistimos a discursos nesta campanha eleitoral de actores que integrantes dos sucessivos governos até ao atual, estejam a procurar desmarcar-se das suas responsabilidades, em como “anos no ca mati”, uma atitude de ingratidão, de cobardia e de imaturidade politica, de gente sem preparação para a assunção dos cargos para que foram nomeados.
I djusta dja!
Es danus cu no faci, dia na tchiga ina pulga bos! Guiné malgos, li ki bu tacil, ma tambi li ku ta pagal caro!
Bo bai descansa! USE, mal ou bem, ino Presidente democraticamente eleito pa cinco anos. No peral icabanta si mandato pa no julgal. Ma pa i tempacensa pa cai ticinu mas governos di geringonças ou geringonçadas pa ca torna vida di djintis mas complicado!
Qualquer partido cu ganha pa i governa quatro anu pa depois no julgal. Oposição pa i fica na si lugar pa i procura sedu alternativa! No sta dja farto di djintis cu cata ganha, son pindra, son boleia, depois eta bin fuge rabo a seringa!
Viva Guinendadi!
Força USE
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário