quinta-feira, 25 de maio de 2023

Comunicação social/Presidente do SINJOTECS diz que se governo não aprovar Estatuto remuneratório” do setor vão fazer barulho

Bissau, 25 Mai 23 (AMG9 – A Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Socia l(SINJOTECS) disse esta quinta-feira que se o governo não aprovar a lei do Estatuto Remuneratório e da Carteira Profissional dos Jornalistas vão fazer barulho.

Indira Correia Baldé que falava na conferência de imprensa, alusiva aos 18 anos da fundação do SINJOTECS, disse que existe um Estatuto de Carreira de Jornalística entregue ao Ministério da Comunicação Social, aprovado pelo Conselho de Ministros desde 18 de Novembro de 2020, mas que até agora não saiu do Ministério para ser promulgado pelo Chefe de Estado.

Baldé afirmou que os profissionais da comunicação social vão para a reforma com salário miserável, o que para ela significa levar os profissionais à “morte lenta”.

A presidente do Sinjotecs destacou que ao longo dos 18 anos, a organização marcou a sua existência no país e na arena internacional, e se compromete a continuar a trabalhar para isso.

Correia Baldé reconhece que a situação dos profissionais não é das melhores mas diz que a luta para a mudança positiva dessa situação vai continuar, “porque a classe jornalística guineense ainda não viu seu direito ser respeitado e tem que lutar para conquistá-lo”.

“Está a decorrer a campanha eleitoral e os órgãos não têm meios para a cobertura do processo e os que têm são muito insignificantes, não existe nenhuma subvenção,” lamentou.

Referiu-se aos jornalistas vítimas de acidente de viação a 01 de Dezembro de 2005, para protestar que o Governo condenado pelo tribunal para o efeito, até ao momento não indeminizou os familiares das vítimas mortais e aos que sofreram lesões.

“A sentença foi lida pelo tribunal e o sindicato entregou documentos ao então Presidente da República, José Mário Vaz que tinha garantido que ia fazer algo, mas nada foi feito”, disse Indira Baldé que acrescenta “agora entregamos ao atual Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló para usar a sua influência junto do governo para pagar os familiares das vítimas”.

Baldé afirmou que a sua equipa teve algumas conquistas internacionais, dando como exemplo a existência no país do gabinete da Média Fundação para África com sigla em inglês(MFA).

“Fazemos parte de júri para decidir nos concursos internacionais, já implementamos alguns projetos e formações, ganhamos dez trabalhos premiados no Gana e a Guiné-Bissau foi vencedor à nível dos Direitos Humanos, em 2022. Também somos membros da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ)”, explicou.

Coreia Baldé lamentou o facto de até agora a Rádio Capital FM não estar em funcionamento, e diz que nada justifica o ataque armado a uma estação emissora com ameaças à jornalistas. “Os atacantes também vivem de informações”, sustentou.

Por ocasião dos 18 anos de sua existência hoje assinalada, o SINJOTECS procedeu ao reconhecimento de algumas instituições e pessoas parceiras com panos de pente e certificado.

As distinções abrangeram, nomeadamente o projeto Ianda Guiné, a FIJ em Dakar, Liga Guineense dos Direitos Humanos. MFA na pessoa da sua representante no país Daysy Prempeh, e o antigo Presidente do SINJOTECS Mamadú Candé que foi representado pela sua colega Paula Melo.

Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário