domingo, 15 de maio de 2022

Respeito e honra!

Não sou apoiante, e nem militante do Paigc, mais sempre guardei o reconhecimento e louvor ao líder do partido libertador (Paigc).

Na minha perspectiva, a comparência do líder do PAIGC na auscultação com aquele não considera ter sido empossado conforme manda a lei, porque o Supremo Tribunal de Justiça ainda não se tinha pronunciado, em definitivo, sobre o recurso interposto para contestar os resultados, e esses mesmos resultados não tinham ainda sido validados por esse órgão máximo da nossa Justiça, não tem nada de incoerência com as posições que o DSP vem assumindo, apesar de não ter tido a cautela de mudar de posição quando, independentemente das razoes que ele possa ter, esse órgão máximo da nossa Justiça ter reconhecido o candidato Umaro Sissoco Embalo, como vencedor das eleições (segunda volta), realizadas a 19 de Dezembro de 2019.
E bom que os Guineenses comecem a abandonar essa mentalidade de beligerância, de ódio, de inveja, de complexos de varia ordem, e passem a abraçarem-se como irmãos, apesar das diferenças que possam existir sobre a forma de olhar para as situações, sobretudo das pertenças a esta ou aquela formação política, porque aqui não se pode falar de diferenças ideológicas, uma vez que a ideologia foi sepultada há muito, a partir do momento em que se inaugurou a era da “dinheirocracia”, “furtocracia”, “impunidadocracia”, etc.
Porque e que há todo esse “acharnement”, essa perseguição, contra um patriota Guineense que decidiu ser o porta-voz dos sem-voz, para pôr todas as suas energias, todas as suas capacidades, toda a sua vasta experiência, ao serviço do seu povo? Um patriota cujo único pecado e ter-se formado muito bem, ter representado condignamente o seu pais na CPLP, como Secretário Executivo, um político humilde, de fácil relacionamento, as vezes “um pouco risu cabeça”, mas que, aceita conselhos de pessoas cujas motivações não sejam as de mera procura de “curu”.
Levantar ou não levantar a imunidade parlamentar?
Levantar para ir responder a justiça e em consequência disso ser preso? Mas quem disse que o DSP tem medo de ser preso, mesmo que injusta e abusivamente? O DSP tem a plena consciência de que o maior Justiceiro e Allah Todo Poderoso, o Deus do Céu, como dizem os meus compatriotas Cristãos. Quem e que disse que quando o DSP decidiu lançar-se na arena política não sabia que estaria sujeito a três coisas: suti, kalabus ou até morte, mas não como mártir, porque isso e dos Mudjahidines?
A Guiné-Bissau e o único pais onde os valores não são reconhecidos, o conhecimento não e respeitado e a hipocrisia e a preparação privilegiados. E o pais onde ninguim ika ninguin, os ex-chefes de estado ou outras figuras que
Desempenharam altas funções no Estado são desprezados como se nunca serviram o pais. E triste!!
O DSP, a semelhança de muitos quadros deste pais, esta tão bem preparado academicamente que podia estar hoje a dar aulas nas grandes universidades como o está a fazer o Carlos Lopes (Lito) na Universidade de Cape Town, no pais do Madiba (África do Sul). E bom que aqueles que fingem ignorar, saibam que antes de decidir lutar para a liderança do PAIGC o DSP viajava de avião, para milhares de quilômetros, com todos os riscos que isso comporta, para ir dar aulas em Maputo, Nampula e noutras instituições fora do pais. Não devia isso ser motivo de orgulho para os Guineenses, mesmo para os seus detratores?
Mas compreende-se muito bem, porque e isso que os medíocres querem. Querem que os melhores abandonem a luta para tomarem conta disto e manter o estado de atraso em que está o pais. Má kila i garanti mintida. Ninguin cana bai nin um cau. Es tchon i di nos tudo, li cu no bico n´teradu anos tudo. Bissilay!
Só os descrentes pensam que pelo facto de desempenharem certos cargos não terão contas a prestar no Dia do Juízo Final, então são ignorantes por não terem o mínimo de conhecimento dos livros sagrados (Al Quran ou Bíblia) e teriam medo de tentarem ou cometerem crimes. Os “malaicas/anjos” estão a registar tudo no livro de cada um de nós, e quem se julgar que não e mortal está redondamente enganado. Este poder e passageiro, e o verdadeiro poder a Allah/Deus pertence.
No pensa na dia di amanhã! Este e o meu conselho e se o objetivo da perseguição do DSP e para o humilhar, então desistam, porque como bom Cristao-particante que ele e, perante Deus ele está imunizado.
Go ahead with plans, God is watching!
PEACE AND LOVE!
PEL’A GUINENDADI!
Por: yanic Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário