terça-feira, 17 de maio de 2022

PR DIZ TER DISSOLVIDO O PARLAMENTO PARA QUE OS GUINEENSES ESCOLHAM “LIVREMENTE” OS NOVOS REPRESENTANTES

O Presidente da República (PR), Umaro Sissoco Embaló, disse que dissolveu o parlamento devolvendo a palavra aos guineenses para que, ainda este ano, escolham “livremente” nas urnas, o Parlamento que querem ter.

Estas foram uma das explicações dadas, hoje, pelo PR, numa mensagem á Nação, momentos depois de derrubar o parlamento da Xª Legislatura liderado por Cipriano Cassamá.

O PR disse ainda que a crise política “que pôs em causa o normal relacionamento institucional entre os órgãos de soberania, tornou-se hoje um facto evidente com esta crise política, esgotou-se também o capital de confiança entre os órgãos de soberania”.

“A Xª Legislatura converteu a Assembleia Nacional Popular num espaço de guerrilha política, de conspiração. De maneira persistente, muitos Deputados têm conjugado seus esforços com vista a fragilizar as instituições da República em vez de tudo fazerem para as fortalecer”, disse o PR em sua mensagem sustentando que os guineenses ainda se lembram da Nona Legislatura.

“Lembram-se certamente não apenas da “histórica” autossuspensão das suas próprias obrigações regimentais, durante anos seguidos. Também se lembram de como, então, se desenvolveu uma linha de confrontação parlamentar com outros órgãos de soberania”, diz o PR garantindo ainda que a décima Legislatura, cujo mandato hoje cessa, estava a fazer o mesmo percurso e “não aprendeu com as lições desse passado que, outrora, não dignificou o parlamento guineense”.

Ele disse que o fato é considerado tratar-se de divergências persistentes “que se tornaram inultrapassáveis, cumpria ao Presidente da República decidir”.

Com a queda do parlamento, o PR marcou as eleições antecipadas para daqui a sete (07) meses, isto é, para o próximo dia 18 de Dezembro.

A dissolução do parlamento era um dos assuntos informados pelo líder do parlamento e os partidos políticos representados no parlamento que foram recebidos pelo PR que cumpria as formalidades constitucionais.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário