quarta-feira, 11 de maio de 2022

POLÍTICA Cipriano Cassamá: “VINDA DE UMA MISSÃO MILITAR DEVE CUMPRIR FORMALIDADES CONSTITUCIONAIS”



O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, advertiu esta terça-feira, 10 de maio de 2022, que qualquer processo conducente à vinda de uma missão militar ao país deve cumprir todas as formalidades constitucionais e a Assembleia Nacional Popular, enquanto legítima representante do povo, deve ser ouvida e pronunciar-se sobre a matéria.

Cipriano Cassamá falava na abertura da II° Sessão Parlamentar Ordinária da X° legislatura que deu iniciou hoje, na qual estiveram presentes 94 dos 102 deputados que compõem o hemiciclo.

“Nenhum guineense de bom senso pode estar contra a vinda das tropas estrangeiras em missão de estabilização e de paz na Guiné-Bissau”, frisou.

Discursando perante os deputados, o líder do parlamento informou que a sociedade guineense vive permanentemente momentos de tensões militares e políticas, resultado das suas dinâmicas estruturais, com dimensões e proporções que atingem cidadãos e suas famílias, sobretudo a capacidade de autossustento familiar.

O presidente da ANP desafiou a sociedade a repudiar e expurgar tudo quanto lhe causa dor e sofrimento e a faz ficar fraturada.

“Não podemos continuar a viver num país onde a liberdade de expressão é permanentemente posta causa. A liberdade de expressão foi uma das grandes conquistas da nossa abertura política, operada desde 1994, com a institucionalização do regime multipartidário, que pessoalmente e muitos aqui presentes ativamente participaram”, sublinhou.

Cipriano Cassamá assegurou que a sessão que se inaugura revela-se decisiva pela oportunidade que reserva em matéria de revisão da Constituição da República.

“A Assembleia Nacional Popular acertadamente decidiu iniciar o processo legislativo, através de uma resolução aprovada por unanimidade que conduzirá o país a aprovar a sua lei fundamental, um momento carregado de simbolismo político pelo consenso gerado entre todos os que tomaram parte nos trabalhos desse projeto que será debatido e aprovado nesta sessão ordinária”, salientou.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário