segunda-feira, 9 de maio de 2022

Pescas/Comissão Sub-Regional das Pescas capacita inspectores marítimos guineenses para combate a pesca ilegal

Bissau,09 Mai 22(ANG) – Cerca de quatro dezenas de inspectores marítimos guineenses, iniciam hoje e com duração de três dias, uma acção de formação no domínio de combate a pesca ilegal, organizada pela Comissão Sub-Regional das Pescas(CSRP).

Na cerimónia de abertura do seminário, o secretário permanente da Comissão Sub-Regional de Pescas, Malal Sané disse que o curso destina-se aos inspectores de pesca, quer aqueles que fazem inspecção no porto de Bissau como as que fazem missões no alto mar.

“Nós consideramos que essa formação é muito útil e importante para combater a pesca ilegal e já foi feita em seis Estados membros da Comissão Sub-Regional das Pescas, e estamos aqui a fazer a mesma acção no último país membro da organização”, disse.

Aquele responsável sublinhou que o objectivo é de combater a pesca ilegal, ou seja as embarcações que pescam nas águas da Guiné-Bissau sem autorização e que que dizimam os nossos recursos causando enormes perdas económicas ao Estado.

Sane advertiu que, por não ter navios de fiscalização, a Guiné-Bissau o deve privilegiar o controlo a partir do porto de Bissau sobre os armadores que vêm buscar licenças de Pescas e saber se descargam ou não o pescado conforme determinado.

O Director-geral da Pesca Industrial, Alfredo Malú, em representação do ministro das Pescas, disse esperar que o curso possa reforçar os conhecimentos dos participantes, sobretudo no domínio de novas tecnologias de pesca.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário