domingo, 15 de maio de 2022

NOVA DIRECTORA NACIONAL DO BCEAO APRESENTA-SE ÀS AUTORIDADES NACIONAIS.

 

A Nova Directora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental, BCEAO, Zenaida Maria Lopes Cassama apresentou-se formalmente esta quarta-feira (11.05) às autoridades nacionais, no âmbito da sua ascensão ao cargo. Durante a qual, tendo as partes, governo e BCEAO, respectivamente, reafirmaram o "reforço da cooperação institucional."

Sendo, o Ministério das Finanças, elo do governo com o BCEAO, acolheu esta primeira apresentação da Senhora, Maria Lopes Cassama, que contou com as presenças do Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, José Casimiro Varela, Secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té e, certo pessoal dirigente do Ministério das Finanças.

O Ministro das Finanças, João Fadia dinamizou a reunião, com enfoque na situação actual da empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, EAGB, destacando a sua a sustentabilidade.

"A empresa EAGB é um risco fiscal enorme para o país, aliás foi mesmo sublinhado pela missão técnica do fundo", refere o titular da Pasta das Finanças numa comunicação, seguida de apresentação e de reafirmação da boa cooperação entre as partes.

Numa breve comunicação, a nova Directora Nacional do BCEAO, Zenaida Maria Lopes Cassama reiterou a presença do banco na Guiné-Bissau.

"BCEAO estará sempre presente e acompanhará a Guiné-Bissau, defendendo os insteresses nacionais" sublinhou a Nova Directora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental, BCEAO, Zenaida Maria Lopes.

Seguiu-se a apresentação, visita ao novo edifício do Tesouro Público, uma instalação, cuja reabilitação foi financiada inteiramente pelo Ministério das Finanças.
Zenaida Maria Lopes Cassama substituiu no cargo da Directora Nacional do BCEAO, Helena Nosoline Embaló, que se encontra agora em Dakar, Senegal noutras funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário