terça-feira, 10 de maio de 2022

Comunicação Social/TGB e RTCV assinam acordo no dominio de formação e troca de conteúdos

Bissau, 10 Mai 22 (ANG) – A Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e a Rádio Televisão de Cabo-Verde (RTCV) assinaram hoje um acordo de cooperação e parcerias com objectivo de ajudar a Televisão da Guiné-Bissau a dar um salto qualitativo nas suas prestações.

Em declarações à imprensa, após a assinatura do acordo, o Presidente de Conselho de Administração da Rádio Televisão de Cabo –Verde, Policarpo Carvalho afirmou que a RTCV está em condições de ajudar a TGB para que tenha mais sustentabilidade nos seus serviços.

Para Policarpo Carvalho não é aceitável que os órgãos da comunicação social entidades que prestam serviços ao povo exercerem sem ter uma qualidade exigida por falta de meios para o fazer.

Carvalho disse que vão oferecer aos parceiros da Guiné-Bissau estágios profissionais nas academias de Cabo-Verde, e que haverá trocas de conteúdos e colaboração institucionais entre as partes.

“Temos leque grande de contribuições que podemos passar para os irmãos da Guiné-Bissau, uma vez que pensamos estar mais avançados nesse domínio. Por exemplo, a Rádio Nacional de Cabo-Verde, vai entrar na digitalização dos arquivos e a Guiné-Bissau tem uma história muito fértil que vem da luta de independencia nacional, conteúdos que também interessam à Cabo-Verde. Por isso, vão procurar novas fontes de financiamento e não ficar apenas no apoio do Governo “,referiu.

Carvalho assegurou que haverá trocas de vários conteúdos e que o que acabou-se de assinar aqui é apenas o prenúncio daquilo que pode vir a acontecer num contexto muito mais lato. “Estamos prontos não só para ajudar a Guiné-Bissau mais também para aprender muita coisa”, disse.

O Director-Geral da TGB, Amadú Djamanca garantiu que tudo fará para o cumprimento do acordo para que os seus objectivos sejam alcançados.

“A TGB continua ainda bem atrás da RTCV e por isso temos muito a ganhar com esta parceria, aprendendo com humildade, visando o avanço dos nossos orgãos de comunicação social”, disse.

Djamanca pede ao Governo para democratizar os órgãos de comunicação social públicos, o que segundo ele, passa pela criação de condições mínimas de funcionamento.

Djamanca sustentou que não se pode ter orgãos com profissionais a mendigar ou a tentar sobreviver, frisando que será necessário um apoio do governo à esses órgãos uma vez que prestam serviço público.”

O acordo de parceria entre a TGB e RTCV foi estabelecido no âmbito da visita que o Chefe do governo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva está a efectuar à Guiné-Bissau.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário