segunda-feira, 4 de abril de 2022

INSS: CIPRES AVALIA PROCESSO DE ADESÃO DA GUINÉ-BISSAU

A Conferência Interafricana de Previdência Social (CIPRES) está no país para a concluir o processo de avaliação da integração do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) da Guiné-Bissau nesta organização.

A Conferência Interafricana de Previdência Social (CIPRES) tem como missão fixar a regra comum dos organismos de previdência social e instituir um controle permanente da gestão dos organismos da previdência social para racionalizar o funcionamento para melhor assegurar a cobertura de seguros sociais.

A margem da visita efectuada pela missão ao ministro da função pública, o director-geral do INSS Bamba Koté assinalou que a sua instituição quer pertencer esta organização para poder beneficiar dos apoios.

“ (…) Há critérios para a qualificação, ou seja, integrar os portfólios desta organização. Portanto, se o INSS ficar à margem, será complicado obter esses benefícios”, diz acrescentando que “ a missão vai avaliar para saber se a instituição guineense está pronto para aderir a organização”.

A Secretária executiva da CIPRES Cécile Bouba diz que a instituição que dirige pretende instituir formação permanente de quadros de organismos de previdência social, harmonizar as regras de gestão e promover a segurança social e encorajar todas as acções que visa ao apoio, conselho e assistência aos organismos de previdência social.

A missão termina seus trabalhos no país, no próximo dia 9 de Abril com a apresentação do balanço final do processo de adesão da Guiné-Bissau.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário