quarta-feira, 3 de novembro de 2021

COP26: Umaro Sissoco Embaló pede acordo sobre “arquitetura financeira”.


Umaro Sissoco Embaló, o Presidente da Guiné-Bissau abriu a sessão da manhã desta terça-feira, 2 novembro 2021 nos trabalhos da COP26, que decorrem em Glasgow, capital da Escócia e sublinhou a importância de os países desenvolvidos se entenderem sobre o financiamento para o clima.

Reiterou igualmente o compromisso do seu país na redução de emissões: “Gostaria nesta ocasião de enaltecer de que embora a Guiné-Bissau participe apenas, de forma insignificante, nas emissões globais de Gases com Efeito de Estufa, na sua Contribuição Nacional Determinada atualizada, está bem patente o compromisso com uma meta quantificada de redução de emissões que cobre os principais setores, ou sejam, a Agricultura, Florestas, Uso dos Solos (AFOLU), Energia e Resíduos”.

Ainda referindo-se ao contexto da Guiné-Bissau, Sissoco Embaló sublinhou: “Encorajo o Governo, o Sector Privado, as Organizações Não Governamentais, as Organizações Comunitárias de Base, os Agrupamentos de Mulheres e Jovens a prosseguir nesta senda, pois, só, e só deste modo, juntos, podemos continuar a engrandecer e erguer bem alto o nome desta nossa querida Pátria na senda do desenvolvimento sustentável”.

E acrescentou ao mencionar à pandemia: “A recuperação económica pós COVID-19 deve ser socialmente justa, ambientalmente sustentável, resiliente e neutra em termos de clima para atingir as metas ambiciosas do Acordo de Paris sobre o novo regime climático e da Agenda 2030 das Nações Unidas”.

Sobre o continente, Sissoco Embaló, enfatizou que a cimeira de Glasgow “oferece a oportunidade de reconhecer e levar em consideração as necessidades e circunstâncias únicas da África”.

Recordamos que as intervenções dos chefes de Estado e chefes de governo presentes em Glasgow começaram na segunda-feira, 1° novembro 2021 e terminaram no final da tarde de terça-feira, 2 novembro 2021, com declarações sobre as metas e planos dos seus países respetivos, para combater as alterações ambientais.

Cerca de 120 líderes políticos e centenas de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre alterações climáticas (COP26) para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris e apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde e a ONU estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores a 2,7 ºC.

Conosaba/mercadosafricanos





Sem comentários:

Enviar um comentário