terça-feira, 9 de novembro de 2021

CIPRIANO CASSAMÁ DIZ QUE PRESIDENTE SISSOCO CONCORDA QUE A REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO CABE À ANP


O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, afirmou que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, terá concordado que a revisão da Constituição da República cabe ao Parlamento.

Em declarações aos jornalistas, Cipriano Cassamá disse que as autoridades têm que avançar neste sentido, porque o país precisa de cordialidade e da concórdia nacional.

“Não vou avançar mais nada, porque está claro que essa matéria é da exclusiva competência da Assembleia Nacional Popular (ANP). Ele [Presidente da República] concordou, mas não foi objeto de discussão no nosso encontro. Temos que avançar, porque o país precisa de cordialidade e da concórdia nacional”, disse.

Cipriano Cassamá fez essa afirmação à saída do encontro com o chefe de Estado esta segunda-feira, 8 de novembro de 2021. Cassamá disse ter sido convidado pelo chefe de Estado, ele e a sua vice-presidente, Adja Satu Camará, para um encontro de informação e de análise de assuntos do país.

Questionado se a dissolução do Parlamento foi objeto de análise no encontro com Umaro Sissoco Embaló, Cipriano Cassamá não fez nenhum comentário.

O presidente da ANP assegurou que a reunião decorreu num clima de confiança e de colaboração entre as duas figuras políticas do país.

“Informamos ao chefe de Estado da agenda do Parlamento e da minha viagem a Portugal enquanto presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Da parte do Presidente Umaro Sissoco Embaló recebemos informação relativamente à sua deslocação, talvez ainda hoje, a Cabo Verde para assistir à cerimónia de posse do Presidente eleito José Maria Neves e depois de Cabo Verde talvez viaje para França para participar numa conferência a convite do Presidente francês, Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron”, informou.

O presidente da ANP frisou que o Parlamento está disposto e vai respeitar tudo que está consignado na Constituição da República para que o país possa avançar.

Cassamá disse que não há dificuldades no relacionamento com o Presidente da República, tendo assegurado que doravante os dois passarão a ter encontros frequentes, quinzenalmente Umaro Sissoco Embaló e Cipriano Cassamá passarão a reunir-se para analisar assuntos da Guiné-Bissau e as agendas dos dois órgãos da soberania.

O chefe de Estado reuniu-se também com o vice-primeiro-ministro, Soares Sambú, mas este não prestou nenhuma declaração à imprensa depois da reunião.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário