sexta-feira, 12 de julho de 2019

AS ELEIÇÕES PRIMÁRIAS JÁ MEXEM NOS COQUEIROS

No MADEM-G15 regista-se desde a sexta-feira ultima um movimento sem igual para a procura de apoios para as presidências marcadas para a 24 de Novembro deste ano. 

O Movimento para a alternância Democrática MADEM-G15, a segunda força mais votada nas eleições legislativas de março ultimo, obteve cerca de 127 000 votos validos o que corresponde a 28 porcento de votos validos. 

Ouseja o candidato apoio pelo partido de Braima Camara, tem a segunda volta garantida, caso venha a reunir apoio das estruturas de base do partido que se deslocou do PAIGC despois da expulsão dos 15 deputados pela atual direção dos libertadores. Carlos Gomes Júnior, antigo primeiro-ministro apesar de não ser do MADEM, não é uma carta fora de baralho, bem como o atual Presidente da Republica José Mário Vaz, que já esta a piscar os olhos tanto ao MADEM-G15 bem como ao PRS. JOMAV como também é conhecido, goza de um certo respeito e gratidão no seio dos dirigentes do MADEM. 

A nível do partido, a figura que parece reunir mais consenso é o General Sandji Fati, antigo Militar, eleito Deputado nas ultimas eleições no circulo eleitoral 28 em Bissau. 

Um dos melhores militares Guineenses de ponto de vista técnica e académica, Sandji Fati, tem um mestrado em Ciências Politicas e Relações Internacionais, depois de uma licenciatura em direito, e é visto como uma pessoa bem preparada e altura de enfrentar possíveis candidatos do PAIGC, Domingos Simões Pereira ou Paulo Gomes nos debates públicos. 

Uma outra figura que parecia ter apoios internos no MADEM-G15 é o antigo chefe de governo, Umaro Sissoco Embalo, há que tudo indica perdeu uma boa parte deste apoio devido ao seu próprio comportamento. Sissoco Embalo, tem usado as Mídias e as redes socias de uma forma descontrolada fora de patrões do partido, facto que não terá agradado a cúpula do MADEM-G15, facto que tem criado um mau estar interno em torno da sua eventual candidatura. Sissoco é capaz de avançar como candidato independente caso não venha a ter o apoio do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15. 

Entretanto uma comissão de avaliação o perfil do candidato apoiar pelo MADEM-G15 já esta instituída e deve no prazo de uma semana apresentar o produto final e em função do perfil definido as primárias serão marcadas e prometem ser renhidas devido a democraticidade de atual líder da oposição da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário