O ex-autarca de Ziguinchor e presidente do Grupo de Reflexão para a Paz em Casamança, Robert Sagna, garantiu durante a jornada pela paz, organizado pelo canal de televisão RTS4 Ziguinchor que o Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), ainda está a recrutar militantes.
Segundo Robert Sagna, apesar da calma que se observa no sul do Senegal, a paz ainda não é definitiva, e se o Estado não retomar o diálogo com os rebeldes, a violência pode regressar. “O Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC) não está morto, ainda está armado e a recrutar”, disse o presidente do Grupo de Reflexão para a Paz em Casamança.
Para o ex-ministro da Agricultura, o governo deve aproveitar a acalmia registada desde 2012, para manter conversações sinceras com todas as fações armadas assim como a ala política a fim de garantir o regresso da paz em Casamance.
“O Movimento das Forças Democráticas de Casamança e do Senegal estão de acordo para estabelecerem negociações, no entanto estas ainda não começaram”, lamentou. “Enquanto houver pessoas no mato, as terras continuarão minadas. E assim não podemos dizer que temos paz “, insistiu Robert Sagna.
Global/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário