Bissau, 04 Mar 16 (ANG) – Os 15 membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSONU), estarão na Guiné-Bissau no próximo dia 07 do corrente mês para avaliar a situação política vigente .
De acordo com a Rádio Jovem, que cita o embaixador angolano nas Nações Unidas , Isamael Martins a viagem objectiva transmitir as autoridades da Guiné-Bissau a confiança de que o povo guineense vai unir-se e que as autoridades politicas vão chegar a um acordo para permitir que o pais funcione normalmente.
A presidência rotativa do Conselho de Segurança é assumida desde o dia 01 de Marco por Angola;
Ismamel Martins considera haver possibilidades de se obter um entendimento entre as partes, tendo acrescentando que há problemas pendentes entre as entidades regulamentares, o Presidente, o Governo e os partidos.
“ Tratando-se de indivíduos do mesmo país e o parlamento que tem uma maioria dum partido só, penso que os acordos são possíveis, para tornar possível o dialogo inclusivo e uma governação que seja viável e necessária para um país que já há muito precisa disto” disse.
O Embaixador de Angola junto a ONU, acrescentou que a confiança transmitida a Guiné-Bissau pelos doadores e pelo povo durante as eleições, tem que passar à prática, e às autoridades é pedido que produzam resultados tangíveis para o país.
“ Vai ser uma visita breve, mas espero que seja suficientemente eficaz, para se transmitir mensagens claras do Conselho de Segurança na sequência de uma vitoria do povo da Guiné-Bissau, nas ùltimas eleições que foram boas, seguida da organização da conferência de doadores que produziu bons resultados”, referiu.
A delegação composta por cerca de 40 elementos pretende realizar uma reunião de alto nível do órgão da ONU em Bissau, bem como manter encontros com as forças vivas da nação, refere a mesma fonte.
ANG/MS/JAM/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário