Bissau, 07 Mar 16 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e a UEMOA, União Económica e Monetária Oeste Africana assinaram no último fim de semana em Bissau uma convenção de financiamento no valor de mais de mil milhões de Francos CFA para financiar obras hidráulicas no pais.
O referido fundo destina-se a melhoria de abastecimento de água potável e produção agrícola nas zonas de Gambiel, região de Bafatá.
Trata-se de um projecto-piloto e com carácter evolutivo, e que poderá ser implementado posteriormente noutras áreas do pais, refere o documento.
Na ocasião, o Primeiro-ministro, Carlos Correia saudou os esforços da UEMOA e disse que o projecto irá responder, em parte, aos pedidos da população local, feitos aquando da última visita que efetuara àquela localidade leste do país.
Por sua vez, o Representante Residente da UEMOA no país disse que o projecto tem em consideração alguns problemas de agua constatados nas regiões do país.
Mouhamed Assani afirmou que durante a primeira fase, o programa piloto na zona de Bafatá permitirá, entre outros, a adição de um sistema de água naquelas localidades permitindo uma ampla realização de atividades agrícolas, pastorícias e pesqueiras.
“Estamos convencidos de que com a realização deste projecto teremos um impacto significativo sobre as populações daquela região e consequentemente em toda a sub-região”, afirmou.
O representante da UEMOA no país disse que além da implementação deste projecto, a UEMOA pretende assinar com o Governo, uma outra convenção, no final do primeiro trimestre deste ano, que será orçado em seis mil milhões de francos CFA.
“Colocado todos esses projectos juntos poderemos resolver paulatinamente os problemas hídricos ao nível das regiões do país”, afirmou.
ANG/FGS/JAM/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário