quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O LÍDER DO PARLAMENTO GUINEENSE, CIPRIANO CASSAMÁ, APELOU HOJE AO PRESIDENTE DO PAÍS, JOSÉ MÁRIO VAZ, PARA QUE "BAIXE AS ARMAS E OIÇA O POVO"


O líder do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, apelou hoje ao Presidente do país, José Mário Vaz, para que "baixe as armas e oiça o povo" que, diz, clama pela paz e estabilidade.

No seu discurso de encerramento das sessões plenárias que vinham decorrendo desde o dia 18 de julho no Parlamento - que entra de férias até novembro - Cipriano Cassamá apelou a José Mário Vaz "como o mais velho que é" para que escute os clamores do povo.

"Vou-te dizer em público o que já te tinha dito em privado: não há guerras pessoais entre líderes que o povo ganhe. Baixa as armas, que têm sido as tuas palavras, ouve e escuta o povo", defendeu Cassamá.

Com a voz embargada, visivelmente emocionado, o líder do Parlamento guineense afirmou ser "incerto" o futuro que se espera do país o que, disse, já não se pode aplicar do seu comportamento enquanto dirigente.

"Aqui estamos firmes e determinados a que se respeite o povo e que se pense pelo povo", pediu Cassamá, que ainda não sabe quais os passos a serem dados pelo Presidente do país depois de demitir o Governo.

Na sua primeira comunicação logo na abertura dos trabalhos parlamentares, Cipriano Cassamá afirmou não ter dúvidas em como o próximo passo de José Mário Vaz seria "a dissolução do Parlamento".

Nesse aspeto, vários deputados, sobretudo, os da bancada que suportava o Governo demitido, advogam pela realização de eleições gerais, legislativas e presidenciais.

Quanto ao facto de mais uma vez um Governo eleito não ter chegado ao final do seu mandato, Cipriano Cassamá disse estar triste, embora esteja disponível para encontrar "uma solução de consenso" para o futuro do país.

Sobre as acusações que lhe foram feitas pelo chefe de Estado - por ter revelado uma conversa privada aos deputados, na qual José Mário Vaz lhe terá dito que perdeu a confiança no primeiro-ministro -, Cipriano Cassamá destacou ter-se limitado apenas a cumprir "com os seus deveres constitucionais".

"Ninguém conhece o Cipriano neste país como mentiroso", sublinhou Cassamá, merecendo a solidariedade da maioria de deputados.

Lusa

14 comentários:

  1. Mentiroso, intriguista, oportunista, e burro. Engenheiro? So se fores para o teu pai. Mentiroso de berso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  3. Cipriano não poço te ofender porque não te conhecia antes e nem se eu lhe conhecia nao poço te ofender quero ou não voce é meu presidente da assembleia tenho que ter respeito para voce. Mas a uma coisa que poçobte dizer que toda essa porlema voce esta por tras disso seria melhpr que voce tentasse fazer pazes entre Presidente e PM mas não foi caso pela sua parte agora ja deu na dimissao do governo.Mas ALLAH é garande ele é que faz e desfaz tudo, tenho esperança que dia será melhor.

    ResponderEliminar
  4. Djugudes cume dinyeiros desde tempos de Nino ateaos écafarta na cal tempo que bona para ai nha terra bissau e dur pabo pa queles que muri teaos ecamede morto notem pena de bos

    ResponderEliminar
  5. Ele faz discursos como se fosse um lider. Mais no fundo, tem as suas intenções de chagar a presidência sem passar pelas urnas como o fez Nhamadjo. ABÔ CU NTCHUTCHI ELIS pa td estraga pa pudi tchiga na presidência.
    Bu ca tené postura pa tal bapia des qui bô bu da só maus exemplo

    ResponderEliminar
  6. Pode ser tudo o que falaram de ti que és mentiroso de todas formas, mas desta vez eu te apoio há cem porcento nas suas afirmações. Foste homem com letra maiúscula. É assim que funciona a transparência nas instituições democrática. Jmv que foi longe de mais ➕ com mentira grosseira. Já está ganhando experiência administração ser homem que diz a verdade porque estas afrente de grande responsabilidade política. Presidente de assembleia nacional popular não deve mentir aos deputados da nação..

    ResponderEliminar
  7. Pode ser tudo o que falaram de ti que és mentiroso de todas formas, mas desta vez eu te apoio há cem porcento nas suas afirmações. Foste homem com letra maiúscula. É assim que funciona a transparência nas instituições democrática. Jmv que foi longe de mais ➕ com mentira grosseira. Já está ganhando experiência administração ser homem que diz a verdade porque estas afrente de grande responsabilidade política. Presidente de assembleia nacional popular não deve mentir aos deputados da nação..

    ResponderEliminar
  8. Com a objectividade necessária, este senhor está na base do "estalar do verniz" e da tomada de posição firme do PR, sendo que o PM, imaturamente, foi atrás deste "estalar"com um comunicado deveras ofensivo para ajudar a "remover o verniz que o PAN fez estalar".Estas afirmações do PAN são apenas a tentativa tardia para "remendar o que dificilmente pode ser remendável" (diria, "tapar o sol com uma peneira"). A pura verdade dos factos é somente esta já que desencontros pessoais e de personalidade não seriam certamente motivo forte, SÓ POR SI, para o acto do PR. Haja seriedade nos comentários, por favor!

    ResponderEliminar
  9. Irmaos , Cipriano tinha por obrigacao avisar aos deputados que Presidente ja tinha intensao de DEMITIR O GOVERNO .

    E DERRUBOU , Cipriano neste caso MENTIU ?
    Pelos vistos nao ...

    Nha ermons , PRESIDENTE rebenta ku guine e ku nos povo .

    Imereci sai fora , mas so apenas guine !!!

    Coba mal , nha djintis , ifeio . Noh parah facil .

    Noh dah noh ponto di vista , noh opinion, noh sugeston , pabia futuro di noh fidjus y netos ki sta na danadu .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar