sábado, 21 de dezembro de 2024

Qualificação CHAN’2025: GUINÉ-BISSAU SOFRE PESADA DERROTA DIANTE DA GUINÉ-CONACRI

 


A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau sofreu uma derrota pesada diante da Guine-Conakri, em partida da primeira mão da segunda eliminatória para o Campeonato Africano das Nações (CHAN 2025) dedicado a jogadores locais.

Em partida realizada na Costa do Marfim, casa emprestada a Guine-Conakri, os Djurtus, que sonham marcar a presença pela primeira vez desta prova, não conseguiram mostrar um futebol consistente no sentido de contrariar o poderio do adversário.

Foi uma partida de futebol em que a seleção da Guine-Conakri controlou completamente o jogo durante os 90 minutos regulamentares e sem hipótese para os pupilos do Selecionador Nacional, Emiliano Té.

Na sequência deste domínio, a seleção da Guine-Conakri abriu o marcador do estádio Félix Houphouet Boigany aos 25 minutos por Conaté, dando assim a vantagem a Guiné-Conacri, um país com laços históricos com a Guiné-Bissau.

Apesar de o adversário ser o senhor do jogo, a equipa técnica nacional fez algumas substituições e mudanças tácticas no sentido de contrariar a seleção da Guine-Conakri. Mesmo asdim, o adversário continuou a dominar.

Contudo, aos 45+2 minutos da partida a seleção nacional conseguiu marcar dando alegria ao povo guineense, empatando a partida que permitiu as duas seleções terminaram a primeira parte em 1 a 1.

O golo da Guiné-Bissau foi marcado por intermédio de Enio Bidane, jogador do Sport Bissau e Benfica.

Já na segunda parte, apesar do optimismo pelo empate conseguido nos minutos finais da primeira parte, a seleção nacional não entrou bem na partida, cometendo erros defensivamente.

Na sequência de um destes erros, a seleção vizinha da Guine-Conakri conseguiu fazer o seu segundo golo por intermédio de Lassana Sylla.

Este segundo golo do adversário baralhou completamente a seleção da Guiné-Bissau. Volvidos alguns minutos depois a seleção nacional da Guiné-Conacri fez o seu terceiro golo por intermédio de Syli.

Embora a equipa técnica nacional tenha feito algumas alterações no jogo, não deu em nada, porque a seleção da Guine-Conakri continuou a ser o senhor do jogo e os jogadores nacionais não conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos.

Quando tudo parecia que o resultado ficaria em 3 a 1, a seleção da Guine-Conakri fez 4 a 1, mostrando ser uma seleção com maior andamento em relação a Guiné-Bissau.

Nos minutos finais da partida da primeira mão desta segunda eliminatória para o CHAN, a seleção nacional teve uma chance para reduzir o marcador em 4 a 2, mas o jovem defesa central Enio Bidane não soube aproveitar e desperdiçou aoportunidade.

Está não é primeira vez que a Guiné-Bissau joga uma partida nas eliminatórias dedicada a jogadores locais, mas nunca conseguiu apurar-se para esta prova organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

A partida da segunda mão será realizada no dia 28 de dezembro no estádio nacional 24 de setembro em Bissau.

Esta 8ª edição do CHAN, organizada em conjunto pelo Quênia, Tanzânia e Uganda, ocorrerá de 1 a 28 de fevereiro de 2025, contando com a participação de 19 nações.

De salientar que o presidente da CAF, Patrice Motsepe, iniciou na última quinta-feira uma visita de inspeção na Tanzânia, um dos três países anfitriões do próximo CHAN 2025.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário