O Sport Bissau e Benfica, campeão em título, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e o FC Cumura somam a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional de Futebol da presente temporada desportiva 2024-2025, denominada “Liga Orange Bissau”, após a conclusão da segunda jornada da competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Com exceção do FC Cumura, que disputa pela primeira vez a primeira liga de futebol nacional e já soma duas vitórias consecutivas, as restantes três equipas tidas como favoritas à conquista da Liga Orange Bissau a par do FC Canchungo e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú também começaram da melhor forma a competição com vitórias, depois do término desta jornada que foi disputada nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro em Bissau e no interior da Guiné-Bissau .
Foi uma jornada onde foram marcados 19 golos, mais golos que na primeira jornada e as equipas sediadas em Bissau a ganharem mais pontos.
O atual campeão nacional, o Benfica, que nos anos anteriores tinha tido dificuldades de vencer os jogos no interior da Guiné-Bissau viajou até ao reduto de Nuno Tristão FC Bula e venceu a formação local por 1 a 0. Este foi o resultado que as Águias conseguiram na primeira jornada diante do Flamengo de Pefine, numa partida com várias críticas ao trabalho da equipa de arbitragem.
Para além do triunfo, o Benfica quebrou o jejum de mais de 10 anos sem vencer no campo Ansumane Queita, no setor de Bula. De acordo com os relatos da imprensa desportiva local, o único golo da partida foi apontado por Vitorino, num potente remate sem hipótese para o guardião de Bula.
Após esta derrota, a formação de Nuno Tristão FC Bula soma a segunda derrota consecutiva, uma vez que perdeu na jornada anterior diante do seu rival, o FC Canchungo.
Com este triunfo no norte do país, o Benfica soma seis pontos na tabela classificativa e a formação de Bula continua sem pontuar.
Em São Domingos, o FC Cumura, a única equipa da região de Biombo na Liga Orange Bissau começou a fazer história nesta sua estreia na maior prova de futebol nacional. Depois de conseguir, com sucesso, a subida à primeira divisão na época passada, esta equipa está a surpreender os amantes de futebol nacional.
Depois do triunfo na jornada anterior diante de Háfia de Bafatá, em casa, por 2 a 1, o FC Cumura viajou no último fim de semana até à zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal e ganhou os Tigres de São Domingos por 1 0, reforçando a sua posição na tabela classificativa e igualou ao Benfica, ao Sporting e à UDIB, na liderança da prova.
O FC Cumura, que conta com muitos jovens futebolistas provenientes das academias de futebol, prometeu lutar jornada a jornada pelos três pontos, embora a direção da equipa não assuma de forma oficial a luta pela conquista da Liga Orange Bissau.
Esta vitória de Cumura mergulhou a equipa de São Domingos na crise de resultados e soma a sua segunda derrota consecutiva, depois da derrota diante do Sporting na primeira jornada.
Na última época desportiva, a equipa dos Tigres de São Domingos apenas conseguiu a manutenção na última jornada e a crise dos resultados provocou uma crise interna no clube e um grupo de associados ameaçou que iria provocar a realização de eleições para mudar a direção da equipa.
Os Tigres de São Domingos continuam na prova sem pontuar depois da conclusão das duas jornadas, enquanto a equipa de Cumura soma seis pontos na tabela classificativa.
Em Bissau, o Sporting Clube da Guiné-Bissau voltou a somar três pontos nesta segunda jornada. O clube com uma nova equipa técnica orientada por Axi, após a saída de Pedro Dias, ganhou o FC Sonaco por 3 a 2, em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, casa emprestada ao Sonaco devido os trabalhos de vedação do campo Conco Sané.
Foi uma partida de futebol com cinco golos e com muita emoção proporcionada pelas duas equipas. A formação leonina entrou melhor no jogo e abriu o marcador aos 13 minutos por intermédio de Mamadu Sané (Mama), antigo jogador do FC Canchungo, que agora veste camisola verde e branca.
Após abrir o marcador, a equipa do Sporting assumiu o controlo do jogo e oito minutos depois ampliou o marcador, fazendo o seu segundo golo por intermédio de Mamadú Sané (Mama), que bisou na partida.
Apesar da vantagem do Sporting, a equipa do leste do país não baixou os braços e fez algumas mudanças táticas no jogo e conseguiu reduzir a vantagem para 2 a 1, graças ao golo de Caramo Sambú, aos 28 minutos da partida.
A segunda parte foi equilibrada com as duas equipas a procurarem golos, mas foi o Sporting a fazer o seu terceiro golo aos 95 minutos pelo mesmo jogador Mamadu Sané (Mama), que fez hat-trick, liderando para já a tabela dos marcadores.
Depois do terceiro golo do Sporting, a equipa de Sonaco conseguiu ainda fazer o seu segundo golo por intermédio de Caramo Sambú, que bisou na partida na conversão de uma grande penalidade.
Com esta vitória, o Sporting soma o segundo triunfo e tem seis pontos na tabela classificativa. O FC Sonaco, que nos anos anteriores tem sido uma equipa sensação, continua sem pontuar. Na jornada anterior, esta equipa não compareceu no jogo contra os Arados de Nhacra e perdeu três pontos.
Em Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), um dos históricos clubes da Guiné-Bissau, recebeu e venceu os Arados de Nhacra por 3 a 1, em partida da segunda jornada da Liga Orange Bissau realizada no último sábado em Bissau.
Os rapazes da avenida que iniciaram a prova com uma derrota diante do Benfica em partida da Supertaça mostraram-se superiores a esta equipa dos Arados de Nhacra e conseguiram somar a segunda vitória na competição, igualando ao Sporting, ao Benfica e ao Cumura na liderança da prova.
Com uma nova equipa técnica orientada por Toni Fundungo, a UDIB mostrou ser uma equipa mais experiente em relação à formação dos Arados de Nhacra, fazendo três golos.
Em duas partidas, esta equipa da UDIB marcou cinco golos, apenas superada por Sporting Clube da Guiné-Bissau, que tem seis.
Com o encerramento da segunda jornada, quatro equipas partilham a liderança, nomeadamente o Sporting, a UDIB, o Benfica e o Cumura, todos com seis pontos na tabela classificativa. O Sporting está em primeiro lugar, uma vez que tem mais golos. O clube leonino é seguido pela UDIB que conseguiu marcar cinco golos.
Os restantes jogos da segunda jornada da Liga Orange Bissau. Na sexta-feira, os Portos de Bissau e FC Canchungo, vice-campeão nacional, empataram 1 a 1 na partida inaugural da jornada e ambos perderam a oportunidade de estar à frente na tabela classificativa.
As duas equipas que venceram os respetivos jogos da primeira jornada da Liga Orange Bissau, realizaram uma excelente partida de futebol, mas não conseguiram marcar muitos golos neste jogo sem grandes incidentes durante os 90 minutos regulamentares.
Com o empate, ambas as equipas têm quatro pontos na tabela classificativa na prova.
Noutra partida que decorreu em Bissau, o FC Cuntum, que empatou na semana passada em Mansoa, conseguiu a sua primeira vitória diante de FC Pelundo por 3 a 0, em partida realizada no Estádio Lino Correia, no centro da cidade de Bissau.
Esta é a segunda derrota consecutiva da equipa de Pelundo. Na jornada anterior, a formação da região de Cacheu perdeu diante da UDIB no seu reduto por 2 a 1. Com esta vitória, a equipa de Cuntum tem agora 4 pontos na tabela classificativa, enquanto o Pelundo continua sem pontuar.
Em Gabú, leste da Guiné-Bissau, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú conseguiu somar o seu primeiro triunfo nesta nova época desportiva. O clube reforçou bastante o seu plantel, tendo contratado um novo treinador. Bentem Culubali recebeu e venceu o Háfia de Bafatá por 2 a 1, em partida realizada no campo Leandro Vaz.
De acordo com os relatos da imprensa desportiva nacional, a equipa de Gabú entrou melhor na partida e conseguiu abrir o ativo aos 15 minutos da partida por intermédio de Albertino Gomes, dando vantagem à equipa de casa. Aos 44 minutos, a equipa de Háfia de Bafatá igualou a partida por intermédio de Jelson Monteiro na conversão de uma grande penalidade.
A equipa conseguiu fazer o seu golo de vitória nos minutos finais da partida por intermédio de Bubacar Goble Baldé. Com esta vitória a equipa tem agora três pontos na tabela classificativa, enquanto a formação de Háfia de Bafatá, que regressou à primeira liga na época passada, mantém-se com zero pontos.
Em Bissau, o Flamengo de Pefine, que perdeu na primeira jornada diante do Benfica, recebeu e empatou 1 a 1 com o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa, o histórico clube nacional, que nos últimos anos tem enfrentado crises internas de liderança.
Em partida realizada no Lino Correia, a formação do Clube de Futebol os Balantas de Mansoa abriu o marcador aos 74 minutos da partida por intermédio de Mumine Djaló, depois de desperdiçar várias oportunidades na primeira parte.
Volvidos 12 minutos depois, a formação de Flamengo de Pefine conseguiu restabelecer o empate, graças ao golo apontado por intermédio de Abulai Mané. Foi uma partida em que Mansoa esteve melhor, mas não soube aproveitar as oportunidades e acabou por empatar o jogo diante do Pefine.
Com este resultado, o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa tem dois pontos, enquanto o Flamengo de Pefine conseguiu somar o seu primeiro ponto.
Os resultados completos da segunda jornada da Liga Orange Bissau:
Portos de Bissau 1 Canchungo 1
Pefine 1 Mansoa 1
Bula 0 Benfica 1
Sonaco 2 Sporting 3
UDIB 3 Nhacra 1
São Domingos 0 Cumura 1
Gabú 2 Háfia de Bafatá 1
Cuntum 3 Pelundo 0
Após a conclusão da segunda jornada, as equipas vão dar uma pausa no campeonato nacional da primeira divisão para permitir aos jogadores comemorarem a quadra festiva do natal e Ano Novo em casa com os familiares, informou ao Jornal O Democrata uma fonte próxima da LGCF.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário