sábado, 21 de dezembro de 2024

JORNALISTA ANUNCIA LANÇAMENTO DO SEU SEGUNDO ÁLBUM DE POEMAS EM CRIOULO

O Jornalista e Produtor de conteúdos audiovisuais, anunciou na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, o lançamento do seu segundo álbum de poemas em crioulo intitulado “Guiné i ninkinanka, Fankanta di Mussá Baldé “.

O lançamento do álbum agendado para sábado no Centro Cultural Francês foi anunciado pelo próprio jornalista, Mussa Baldé, correspondente da agência Lusa e também da Rádio França Internacional, durante uma conferência de imprensa realizada nas instalações de “Katumbi”, uma televisão online.

“Guiné i ninkinanka Fankanta di Mussá Baldé” é o segundo álbum de poesia gravado por jornalista que conta com dez temas originais, dos quais nove em vídeo e um em apenas áudio, após o álbum denominado “Kriol Tem Li”, lançado em fevereiro de 2020 em formato áudio.

Mussa Baldé disse na sua comunicação aos jornalistas que querem que os guineenses se revejam neste trabalho de poema em crioulo, e sobretudo valorizar a língua crioula da Guiné-Bissau, como também mostrar aos guineenses que apesar de existirem várias etnias, são filhos de uma única Guiné-Bissau.

“Também queremos mostrar que no nosso país temos coisa lindas, histórias bonitas e pessoas com capacidade, mas acima de tudo queremos com este trabalho ou álbum de poemas mostrar que um país que fez uma luta anticolonial, resistência anticolonial, um país que tem Amílcar Cabral não é um país pequeno”, contou.

Baldé explicou que decidiu juntar o trabalho em áudio e vídeo por acreditar que “a palavra vale mais do que a intenção e que a fotografia fale mais do que a palavra e vídeo vale mais do que a fotografia”.

Enalteceu a qualidade de trabalho dos jovens que participaram no trabalho da produção do poema que nunca estiveram diante da Câmara, mas que ganharam a coragem de juntarem-se a ele. Segundo a sua explicação, isso permitiu que o trabalho tivesse mais qualidade. Para de seguida, aproveitar a ocasião para convidar a população a consumir e apreciarem o trabalho.

Baldé anunciou também na ocasião o lançamento do seu segundo filme para o ano 2025 intitulado “Menina di Bandeja”.

Importa referir que o jornalista Mussa Baldé é o autor do célebre poema “Clara di Sabura” que o próprio adaptou em 2011 para um filme homónimo bastante popular entre os guineenses.

Por: Carolina Djeme
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário