O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que a segurança pública, como um bem comum, tem de ser valorizada e protegida “custe o que custar”.
“Para cumprir essa finalidade, os valores que norteam a PIR [Polícia de Intervenção Rápida] são muito conhecidos e são muito claros. Posso mencionar alguns destes valores, que são a prontidão operacional na defesa e manutenção da ordem pública, a protecção efetiva e inquestionável da integridade das instituições do Estado e combate eficaz à ameaça à segurança que pode afetar à tranquilidade social dos cidadãos guineenses”, disse o chefe de Estado, durante a sua intervenção na cerimónia da inauguração de novo aquartelamento da Polícia de Intervenção Rápida.
O novo aquartelamento da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) inaugurado este sábado, 21 de dezembro de 2024, situa-se no bairro de enterramento, ao lado do quartel da brigada mecanizada. O quartel foi construído pela empresa brasileira, através do financiamento do ministério das Finanças Públicas, mas não foi revelado o valor disponibilizado para a construção daquela instalação.
O novo quartel de PIR conta com cinco pavilhões grandes, dos quais alguns foram reabilitados e os restantes construídos de raiz, conta ainda com um pátio grande para a preparação e paradas das forças policiais.
Umaro Sissoco Embaló alertou as forças policiais na sua comunicação que os valores que norteam a PIR têm que ser assumidos por todos e por cada um dos agentes quadros da Polícia de Intervenção Rápida.
“Este é o vosso dever e a vossa obrigação”, disse, para de seguida aproveitar a ocasião para advertir, neste particular, que a insegurança constitui uma ameaça à paz social e também uma ameaça à estabilidade política do próprio Estado.
“A insegurança pública põe em causa todo o esforço do desenvolvimento económico e do progresso social”, alertou o Presidenteda Repúblic.
Sobre o quartel ora inaugurado, Embaló assegurou que a obra reúne todas as condições necessárias para dignificar a PIR como uma instituição do Estado, tendo acrescentado que a decisão de construir este quartel é o reconhecimento do papel que a PIR tem desempenhado.
Por sua vez, o ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, pediu aos elementos da PIR no sentido de zelarem pela conservação da nova instalação e que cuidem “muito bem do edifício como as suas próprias almas”.
Candé aproveitou a ocasião para implorar ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, no sentido de engajar-se para que a Brigada de Intervenção e Reserva (BIR) do Comando da Guarda Nacional tenha igualmente um quartel novo.
O ministro do Interior reconheceu que este é o primeiro quartel construído de raiz para as forças policiais no país, razão pela qual agradeceu ao esforço do Presidente da República, lembrando-lhe para não esquecer de fazer o mesmo esforço para a força da BIR.
Para o Comandante da Polícia de Intervenção Rápida, Carlos Elitiano Silva Ferreira, a cerimónia representa mais do que a entrega de um edifício moderno e funcional, é o reconhecimento da urgência e da necessidade de adoptar aquela corporação policial de condições adequadas ao desempenho da sua missão.
Aproveitou a oportunidade para agradecer às autoridades nacionais e, em particular, ao ministro do Interior e ao Chefe de Estado pela atenção e compromissos com as forças de segurança.
“A Polícia de Intervenção Rápida é chamada a atuar em momentos críticos em situações onde cada, segundo conta e em que a preparação, o profissionalismo e a prontidão são as chaves para proteger a vida”, assegurou.
Afirmou que a obra simboliza a confiança depositada naquela força policial, contudo “garantiu que a confiança depositada na sua força será honrada todos os dias com rigor e a coragem que nos caracteriza”.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário