quinta-feira, 18 de maio de 2023

Festa da Democracia!

 

As campanhas eleitorais são « normalmente », como costuma dizer alguém, a festa da democracia. Mas infelizmente isso parece não ser a realidade, pelo menos à luz daquilo que assistimos nesta primeira semana da campanha, com o comportamento repugnante das forças de segurança, contrariamente às forças de defesa, cuja postura elegante e verdadeiramente republicana aqui salientamos e saudamos do fundo do coração.

O método bárbaro, criminoso e altamente condenável que entendemos poder ou dever usar hoje, por dispormos de poder repressivo e intimidativo, “ao serviço”, contra um adversário, é o mesmo que amanhã, em resposta, poderá ser usado contra quem o pratica. Por isso, no para, pabia PAIGC ika mandjua di ninguim.
O PAICG nao é, como muitos por ignorância pensam, a propriedade do Domingos Simões Pereira, ou de quem quer que seja, e muito menos da legítima herdeira do seu fundador, a nossa bem querida Dra. Indira Cabral. O PAIGC é propriedade da todos os Guineenses, ontem, hoje e assim o será at eternum.
É importante que os que ainda vivem no obscurantismo e miopia política, que o surgimento do PAIGC foi em resposta à apressao, à escravatura, à exploração, ao jogo de “dividir para melhor reinar”, e contra todos os males que caracterizavam a dominação colonial.
Todos aqueles que no passado exerceram e outros que que hoje exercem altos cargos ao nível da administração do Estado na pátria de Cabral são o produto do PAIGC, formados por esse partido e dele tudo beneficiaram, significando que, mesmo que hoje tenham decidido enveredar por outros caminhos, o que é absolutamente normal em democracia, nao deveriam ser ingratos ao ponto de se tornarem inimigos declarados e prontos ao “mortal combat”.
Deixem o DSP em paz, a semelhança dos demais líderes que por ai estão a desembaular à vontade, prosseguindo as suas atividades de campanha!
Repito, que o PAIGC nao é propriedade do DSP e nem tão pouco de quem quer que seja, porque é a tradução livre da vontade dos Guineenses, independentemente da sua côr de pele, religião, condição socio-economica, um partido nacional, contrariamente àqueles que nao passam de partidos tribais, regionalistas ou confessionais.
Basta de atrocidades!
Se nao for por ignorância, os autores morais ou mandantes dessas atrocidades deveriam ao menos saber que esse comportamento é contraproducente para os mesmos, e é susceptível de conduzir à revolta do povo, que com base nesse crime deliberado, no Dia do Voto irá mostrar um cartão vermelho ao regime, e eleger aquele partido que obviamente reúne melhores condições para conduzir os destinos deste povo, porque melhor preparado.
Bo tira pé pito di fidju di djinti, porque ele nao está a fazer outra coisa que nao seja cumprir uma nobre missão, com horizonte temporal limitado, para depois passar o testemunho àquele em quem no futuro os militantes vierem a apostar.
É tão simples, e só as mentes entupidas é que nao compreendem isso.
Onde estão hoje os “TODO-PODEROSOS” que no exercício dos cargos se julgavam imortais?
Quand même, haja vergonha a carácter, porque o verdadeiro poder ao Criador pertence, ALLAH/DEUS, senão nao são os soi-disant atuais detentores do poder que usam e abusam que estariam a frente dos destinos deste país hoje em dia.
A legislatura dura apenas 4 anos, e a presidências 5. O porquê então de todo esse ódio contra um filho da Guiné-Bissau que tem um sonho para o seu povo, essa campanha de cinismo que nao faz senão reforçar a determinação dos Guineenses, em geral, e da liderança do PAIGC, em particular, para resgatar o poder que lhe foi abusivamente confiscado?
Anos tudo i Guineenses, i campanha ta dura son 21 dias, Ika bom pá no faci cusas cu amanhã nona bin burgunhu cumpanher!
SI AGUIN OU ALGUM AUTORIDADE SINTI VISADO CU ES NHA ARTIGO NPIDI DESCULPA! MA INTENSON I APENAS DI ALERTA SOBRE ATROCIDADES DU REGIME NA CUMITI CONTRA PAIGC, CU NIN UN BOM GUINEENSE CA PUDI APOIA, I NIN CONTRA UTUR PARTIDO, PABIA CAMPANHA I FESTA DI DEMOCRACIA.
IKA PUDI TEM FIDJUS CU ENTEADOS. ANÔS TUDO IFIDJUS DI MAMÃ GUINE. MANTENHAS DI GUIDENDADI!
Por: Yanick Aerton

Sem comentários:

Enviar um comentário