quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Pescas: FALTA DE INFRA-ESTRUTURAS PESQUEIRAS IMPOSSIBILITA CRESCIMENTO DA ECONOMIA DO PAÍS


O Ministro das Pescas, Orlando Mendes Viegas defendeu hoje a criação de infra-estruturas pesqueiras no país como forma de deter a economia da Guiné-Bissau.

Orlando Mendes Viegas diz ainda que o país tem seus pescados mas, “é preciso a criação de condições necessárias no sentido de o poder controlar”.

“ Temos um país em que a nossa economia depende muito do exterior, portanto, precisa se criar infra-estruturas no sector das pescas. Devemos acreditar o nosso laboratório, construir porto de pesca industrial ou seja, um conjunto de elementos que possam permitir com que o sector possa dar um passo a frente”, afirmou.

O governante falava esta quarta-feira durante a visita de rotina realizada as instalações de fiscalização e controle das actividades de pescas (FISCAP) para se inteirar do funcionamento das novas câmaras de conservação do pescado.

Questionado sobre as informações que dão conta da saída dos pescados para Dakar, Orlando veiga diz não ter essa informação, adiantando que “ na verdade, enquanto não tivemos frotas nacionais, não se pode pensar num mercado atractivo. Temos um conjunto de operadores no sector que efectuam descarga dos pescados no país, mas acho que pouco a pouco, vamos ter mercados abastecidos com pescados”.

Nesta sua deslocação, ministro visitou as duas câmaras frigoríficas de conservação de pescado com capacidade de 60 tonelada cada e a fábrica de produção de gelo. A visita ainda é da ao porto de Bissau e laboratório nacional de pesca.

Por: Miraide da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário