quarta-feira, 10 de julho de 2019

PAIGC QUER PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA ELABORAÇÃO DO OGE


O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, defende a criação de uma plataforma de transparência o Orçamento geral de Estado estará disponível para toda a população

Esta terça-feira (09), o PAIGC promoveu um encontro os seus quadros e na ocasião, Simões Pereira sustenta que as contratações públicas devem estar disponíveis para consulta pública.

“Qualquer situação considerada com alguma irregularidade deve haver mecanismo em que o cidadão pode interpelar o governo”, explica.

Simões Pereira lembra ainda que ninguém quer ser avaliado profissionalmente porque está provisoriamente a desempenhar as funções. No entanto, tudo é concentrado na capital Bissau pondo de lado as regiões e o facto constitui a centralização e o congestionamento.

Tudo é transitório que favorece o espírito do aproveitamento. Chegamos ao ponto de colocar Bissau numa situação de Bissau contra periferia, todos os quadros estamos em Bissau todos os quadros não só estão mas querem estar em Bissau e o interior só serve para campanha política.

“Como vamos desenvolver um país de 36 mil quilómetros quadrados quando queremos viver em 125 km quadrados”, questiona o líder dos libertadores.

Ainda na mesma ocasião, Simões Pereira disse que o ministro tem a obrigação de aplicar a lei e que o ministro não faz a lei.

Temos os ministérios a funcionar em função do titular. Por mais que gostes de alguém e te peça um favor se não está na lei não dá”, adverte.

Domingos Simões Pereira disse ainda que país deve acabar com os subsídios e dar um salário mínimo condigno.

“Todos os países do mundo calculam o salario mínimo baseando no salário A e B mas com isso deve-se garantir que o salário mínimo sirva a pessoa para comer, morar e pagar a escola do seu filho”, sustenta.

Aos bens de Estados, segundo o presidente do PAIGC, precisam ser tomadas medidas para que sejam registados e bem geridos apontando o exemplo dos carros de Estado que devem ter um horário para circular.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Iasmine Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário