Sob o lema “Um PAIGC Reunificado e Coeso para Enfrentar Futuros Desafios”, iniciou esta segunda-feira (18), em Bissau a conferência Nacional de reflexão para Salvação do PAIGC. O encontro é organizado pelo grupo dos 15 deputados expulsos do partido libertador e dos Combatentes da Liberdade da Pátria
Na abertura dos trabalhos o presidente da honra do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo- Verde (PAIGC), Manuel Saturnino Costa, adverte que chegou a hora de trazer a verdade ao país na base do respeito “uma vez que cada um é útil a sociedade”.
Ele chama atenção aos combatentes da liberdade da pátria a serem portadores da mensagem de Amílcar Cabral.
O coordenador Nacional Adjunto do Grupo dos 15, Luís Oliveira Sanca, diz que a família do PAIGC demostrou-se dividida “desastrosa com consequência no controlo da sua base” por isso exige uma série de reflexão para encontrar a solução que leva uma reconciliação no seio da família do partido.
Para, o presidente da comissão organizadora do evento, Abel da Silva, a conferência chama atenção de todos conferencistas “na busca de solução crítica” do PAIGC relativamente a divisão que impera no partido libertador.
Durante dois dias os conferencistas debatem relação do Grupo Parlamentar e a Direcção do Partido; O programa do PAIGC como único instituto Programático Mãe do partido; Democracia Interna partidária e a governação.
A disciplina Partidária, o estatuto do PAIGC e as leis da república, também estarão em debates.
Durante a conferência uma delegação de cinquenta (50) conferencistas e outros dirigentes acompanham, na terça-feira, o comandante Manuel Saturnino Costa a depositar coroa de flores no mausoléu de Amílcar Cabral.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário