A directora Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) reuniu-se, esta terça-feira (26), com os directores gerais dos bancos de Bissau. Na reunião trimestral os directores gerais dos Bancos da capital Bissau discutiram questões relacionadas com a situação económica e financeira do país
Helena Nosoline Embaló, directora nacional do BCEAO, diz que segundo os dados recolhidos demonstram o favorecimento de determinados sectores em detrimento do sector agrícola.
“Como é um sector que tem grande potencial de crescimento, nós colocamos a questão aos bancos no sentido de vermos como encontrar meios para que eles possam participar de forma mais activa no crescimento económico e no sector agrícola”, explica.
Helena Embaló diz ainda que existem constrangimentos de diversas ordens alguns ligados com questões política e da administração da justiça.
“Prometemos aprofundar mais estas questões para que os bancos possam, efectivamente, cumprir o seu papel primordial que é financiar a económica”, diz.
Para Rómulo Pires, director Geral do Banco da África Ocidental (BAO) há uma tendência de quebra sobre aquilo que é o desejo para o financiamento da economia.
A Direção Nacional do BCEAO para a Guiné-Bissau realizou também na manha desta terça-feira a terceira reunião do Conselho Nacional do Crédito (CNC) do ano 2017 presidido pelo Ministro das Finanças, João Aladje Fadia.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Baió Dansó/radiosolmansi com Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário