O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa termina hoje visita de Estado a Cabo Verde.
Amanhã, o chefe de Estado viajará de Cabo Verde para o Senegal, onde fará uma visita de Estado de dois dias, a primeira de um Presidente português desde o 25 de Abril de 1974.
Biografia:
Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa nasceu em 12 de dezembro de 1948.
É católico, participou em vários movimentos da Igreja.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa com a classificação de dezanove valores.
Doutorado em Ciências Jurídico-Políticas em 1985, com Distinção e Louvor por unanimidade.
Professor Catedrático de nomeação definitiva em 1992, por unanimidade.
Depois de ter iniciado a sua carreira docente na área das Ciências Jurídico-Económicas, regeu todas as principais disciplinas do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas
Presidiu aos Conselhos Científico e Pedagógico e ao Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Pertenceu, por inerência, a diversos órgãos, como o Senado Universitário e integrou o júri do Prémio da Universidade de Lisboa.
Em representação da Faculdade de Direito da U.L., presidiu à delegação que celebrou o primeiro acordo para a Faculdade de Direito de Bissau, e lecionou nas Universidades Agostinho Neto, Eduardo Mondlane e da Ásia Oriental.
Foi Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
Pertenceu à Comissão de Instalação e ao Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, por onde é doutor honoris causa.
Foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares e membro do Conselho de Estado (2000-2001 e 2006-16).
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Cascais, vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.
Foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático, depois Partido Social –Democrata, tendo assumido a sua liderança de 1996 a 1999.
Foi Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, no qual integrou o PSD.
Esteve na fundação dos jornais “Expresso” e “ Semanário”, onde exerceu funções de direção e gestão.
Fez análise política com caráter regular desde os anos 60 na imprensa escrita primeiro, e na rádio e televisão depois.
Foi membro da comissão que elaborou a primeira Lei de Imprensa.
Presidiu ou integrou órgãos de diversas associações, IPSS e da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnóia.
Foi membro da Junta e Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, curador do Museu Nacional de Arte Antiga e das Fundações Vieira da Silva-Arpad Szenes e António Quadros.
É mecenas da Biblioteca Pública de Celorico de Basto.
Foi condecorado pelo Senhor Presidente Mário Soares com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada e pelo Senhor Presidente Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Sem comentários:
Enviar um comentário