terça-feira, 18 de abril de 2017

«OPINIÃO II» MUITAS LOCALIDADES QUE REFERENCIEI EM ALGUMAS, PASSEI A MINHA INFÂNCIA E PARTE DA MINHA ADOLESCÊNCIA – JUSTINO SANCHES CORREIA – BOLAMENSE.


O detrator do demissionário do ex-primeiro ministro, Eng.º Domingos Simões Pereira, o Presidente da República Zeca-JOMAVAZ, fizera a célebre presidência aberta em diversas regiões e setores do nosso País. Trouxe as mãos, barriga e os pés cheio de nada. Além de susto que apanhara, após o rebentamento de uma botija de gás; no sítio onde se encontrara alojado nas ilhas de bijagós (Bubaque). Uhau!...

Houve uma enorme debandada da comitiva presidencial, aprontamento para regresso à Bissau.

Na sua presidência aberta, devia ter agenda quiçá, no seu roteiro, quais as finalidades de estar junto da população? Quais os benefícios do médio e longo prazo?!… O que [eles …] esperam de autoridade central?... que infelizmente não existe

Zeca-JOMAVZ, tem uma gigantesca preocupação de iniciar campanha eleitoral antes, este libelo, de querer a afirmar a sua posição todo o custo; o povo é soberano, decidirão conscientemente, sem compras de consciências, mesmo que fossem.

 Estão em preparações em filas indianas uns CINQUENTA e (…) candidatos como era habitual, num país pequeno, irão disputar eleições legislativas/2018.

 Os votantes nem tão pouco chegarão meio milhão às vezes aparecerão aqueles candidatos fantasmas da última (hora), somente, para dividirem o bolo; devido a carências de meios de sobrevivência e sobremaneira, falta de emprego, irão apresentando as suas candidaturas na arena política.

 As contas da campanha não são justificadas cada putativa candidata, gozarão ao seu bel-prazer com o dinheirinho, fresquinho no seu bolsinho o povo que se lixa, após eleições voltarão a estaca zero como se nada fossem, sem prestações de contas, durante à campanha eleitoral

Ele … já se encontra no terreno, tem vindo a lançar farpas em todas as direções, com os seus malfeitores, intriga politica e cumplicidades com o intuito de se candidatar e perpetuar no cadeirão do poder [palácio].

Que tenham cuidado!... quem o avise amigo é; dada a situação atual na Guiné-Bissau, numa rota de implosão, quaisquer rastilhos poderão por em causa a LIBERDADE e DEMOCRACIA.

O [presidente da república] em ato, poderá, torna-se em potência …. Cuidado! Somente com ajuda de grua, poderá desfaze-lo do seu pedestal.
 A teatralização do país de alguma franja da nossa sociedade não abona ao seu desenvolvimento, consenso nacional em perigo.

 O país   está estagnado, se encontra no limbo dos seus congéneres da CPLP, o seu único interlocutor, ainda não se percebeu a dinâmica do tempo. Acorda!...

Outrossim, na comitiva presidencial, deve-se fazer acompanhar com o ministro de estado e de educação e/ou o secretário de estado e (…)  com mais ou menos influência, lançar a base para educação.

O que se pode constatar em algumas partes do território nacional não são extensivos os ensinos: são inexistentes ao longo de quatro décadas 1.º a 4.º ciclo (antiga 1ª a 4ª classe); ciclo preparatório; escola secundária e escola profissional.

Por exemplo: haviam escolas públicas e - missionárias em diversos concelhos-; missionária: é que prevalecia juntos as populações nas mais recônditas localidades do nosso país; no Sul nomeadamente: Cadique Yala; Cafine; Calaque Tchungué; Cafal; Bedanda; Caboxangue; Ganjola; Cufar; Cacine; Fulacunda; Empada; Cubisseque, Bambadinca; Bambaia  Catió  Cumebú Bolama e São João.  Não falando de leste e do Norte de algumas aldeias (tabancas), das nossas terras etc.

Muitas localidades que referenciei, em algumas:  passei a minha infância e parte da minha adolescência.

Estes factos veem de montante a jusante desde dez setembro/1974, quando o governo colonial deixou de ter influências na gestão do ensino público na ex-província da Guiné.

Fora um colapso total em todos os níveis de ensino; nenhuns governantes do nosso país se preocupou, elevar o ensino aos mais altos níveis de aprendizagens em todo o País.

O que serão o futuro desta geração?... São quatro décadas perdidas.
Continuam a digladiar pelo poder sem navegação à vista.

E da nova geração?!...  Seguir-se-ão ao mesmo destino?...

O Eng.º Domingos Simões Pereira, teve uma enorme ambição de alavancar o país, do marasmo que estava atulhado, fora interrompido estupidamente, por ambição e de ganância de títeres do nosso País.

A Guiné-Bissau e o POVO conta consigo. Não abdicar das suas convicções, a justiça virá não de baixo mais de cima. Os meus sinceros parabéns.

POR: JUSTINO SANCHES CORREIA
                    BOLAMENSE

 Portugal, 18 de abril de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário