Bissau, 13 Dez 16 (ANG) - A Enfermeira Chefe da pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) admitiu terça-feira que a poeira ou o vírus diarreico chamado rotavírus podem estar na origem do aumento de casos de diarreia nos últimos tempos.
Em declarações à imprensa, Adosinda Fernandes disse estar-se a registar um aumento considerável de casos de diarreia na pediatria.
“Não temos condições para fazer exames e confirmar se trata de um vírus ou então é mesmo o clima que está na origem desse aumento de diarreia. Daí a minha dúvida”; referiu.
Adosinda Fernandes aconselha aos pais e encarregados da educação a tratarem bem, em termos de higiene, os alimentos que dão às crianças , e desaconselha a compra de alimentos nas ruas, “porque muitas vezes não são bem conservadas”.
“Não devemos esquecer que é fundamental lavar as mãos antes e depois de comermos, antes e depois de usarmos as casas de banho, porque assim podemos livrar-se das doenças diarreicas”, lembrou Enfermeira Chefe.
A enfermeira-chefe da Pediatria aconselha as mães em particular a ferverem ou desinfectarem com gotas de lixívia a água antes de ser bebida.
Disse que essas medidas higiénicas podem evitar não só a diarreia mas também outras doenças:a Tifóide, por exemplo.
ANG/AALS/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário