sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COMUNIDADE INTERNACIONAL RECOMENDA DIALOGO "FRANCO E PROFUNDA" ENTRE GUINEENSE


Bissau,29 Jan 16 (ANG)- A Comunidade Internacional apela o “diálogo franco e profundo” para ultrapassar actual crise politica vigente na Guiné-Bissau.

O apelo foi feito hoje pelo Representante do Secretario-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Miguel Trovada, a saída do encontro com o Presidente da Republica.

Trovoada disse que a solução para actual crise deve ser encontrada através do dialogo e pelos próprios guineenses, é isso que a comunidade internacional tem dito há muito tempo, quer ao nível bilateral quer multilateral.

“Até agora não há uma vontade politica clara e inequívoca de estabelecer o diálogo,porque tenho recebido muitos dos representes dos partidos políticos, da sociedade civil e tenho mantido contacto com os titulares dos órgãos da soberania e a verdade é que esta dinâmica de diálogo em busca de soluções ainda não se desencadeou”, afirmou Miguel Trovada.

Disse que hoje em dia pouco importa identificar quem é culpado,e que o importante neste momento é encontrar uma saída para esta situação e se as entidades e responsáveis políticas não sentarem à mesa para discutirem ao fundo as causas desta crise não encontrarão uma solução imediata.

Miguel Trovada referiu que os problemas politicas são resolvidos pela via do diálogo,porque caso contrario não há uma plataforma de entendimento duradoura que permitirá o país e o executivo desempenhar as suas funções promovendo as bases do desenvolvimento econômico e social.

Avisou que a comunidade internacional não vai resolver os problemas da Guiné-Bissau, porque não foi eleita pelo povo guineense, pelo que não dispõe da legitimidade para o resolver.

Contudo, reiterou a disponibilidade da comunidade internacional de continuar a apoiar os governantes na busca de soluções.

ANG/LPG /SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário