segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

«COMUNICAÇÃO SOCIAL» RÁDIO "MAKARÉ-FM" INICIA OFICIALMENTE A SUA EMISSÃO EM BISSAU

Momento de Corte da fita pelo Secretário-Geral da Comunicação Social

Bissau, 18 Jan 16 (ANG) – A rádio privada “Makaré-FM” inicia hoje em Bissau, oficialmente as suas emissões com a frequência modular de 101.0, depois de cinco meses de experiência.

Na ocasião, o Secretário-geral do Ministério da Comunicação Social, Francisco Barreto, em nome do ministro do sector, realçou esta iniciativa do empresário guineense, Mamadu Saliu Lamba e alerta sobre a “responsabilidade de criação duma rádio”.

Francisco Barreto afirmou que uma rádio “pode construir”, jogando o papel na prevenção, gestão e resolução dos conflitos, com vista a uma sociedade mais justa e solidária, mas que também pode servir dum meio para destruir.

Por isso, exorta aos profissionais deste novo órgão de comunicação social à trabalharem para a paz, solidariedade e bem-estar da Guiné-Bissau.

Na sua intervenção, o proprietário da rádio, Mama Saliu Lamba afirma que o país precisa duma comunicação social verdadeira e isenta que informa os factos sem defender os interesses particulares.

E explica que a “Makaré FM” é um projecto para erguer a democracia e dar voz aos oprimidos na sociedade guineense, não para ganhar dinheiro.

Saliu Lamba espera criar uma televisão e um jornal, apelou os políticos a contribuírem para estabilização do país para que se possa fazer mais investimentos.

Ex-Presidente da República Manuel Serifo Nhamadjo num dos estudios da Makaré FM

Na entrevista dada a nova rádio, o antigo Presidente da República, Serifo Nhamadjó, vizinho da mesma e presente no acto, elogiou a iniciativa e pediu a sua administração e seus profissionais a levarem a cabo um trabalho em prol da paz na Guiné-Bissau.

Ouvido pela ANG, o proprietário do jornal privado “Gazeta de Noticias” Humberto João Monteiro, disse que a “Makaré – FM” é mais uma no conjunto de órgãos de comunicação social do país e que acredita que ela contribuirá para o desenvolvimento do país, através de informação e formação dos guineenses.

De acordo com o seu Administrador, Mama Saliu Sane, que promete uma atenção especial às questões da “família, juventude e o meio ambiente”, a “Makaré-FM”, passa a funcionar com 25 trabalhadores, entre eles dez jornalistas e num raio que cobre todo o pais.

Também, os antigos Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros e Secretário de Estado da Comunicação Social, Armindo Andem marcaram presença, juntamente com os grupos culturais, músicos e vários convidados. 

ANG/QC/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário