sábado, 28 de março de 2015

APREENDIDA OBRA DE PICASSO AVALIADA EM 15 MILHÕES EUROS

Polícia italiana revelou na sexta-feira ter confiscado uma obra de Picasso (à esq.) e uma de Luca Carlevarijs
Fotografia © Carabinieri Press Office


Tela do período cubista, de média dimensão, foi um presente, garante o marceneiro, já reformado, que viu a obra ficar sob a custódia da polícia italiana, que duvida da autenticidade da história. O valor a que iria a leilão, "apenas" 1,4 milhões de euros quando se fala de um Picasso, fez soar os alarmes

Um marceneiro italiano, especializado em molduras antigas, pediu autorização às autoridades italianas para exportar o quadroViolino e Garrafa sobre a Mesa, de 1912, do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Até aqui nada a assinalar. É assim que mandam as regras. Só que a secção de Património Cultural dos Carabinieri, a polícia militarizada italiana, desconfiou da origem do quadro, questionou o já reformado marceneiro e, não satisfeita com as suas explicações, acabou por confiscar o óleo, de 1912, no qual estão representados um violino e uma garrafa, obra avaliada em 15 milhões de euros.

Esta apreensão, bem como a de uma escultura em mármore do século II d. C. e um quadro do pintor italiano Luca Carlevarijs (1663--1730) que representa a Praça de São Marcos, em Veneza, foram reveladas ontem em conferência de imprensa pelo general Mariano Mossa, que lidera o comando para a tutela do Património Cultural dos Carabinieri. O valor do quadro do pintor italiano não foi avançado, mas o da escultura, que será exposta nos museus do Vaticano, foi estimado em oito milhões de euros.

No caso da obra do pintor malaguenho, de média dimensão (de 54 por 45 centímetros), a grande dúvida de Mossa, como explicou no encontro com os jornalistas, é se pertence ou não de forma legítima ao marceneiro, cujo nome foi mantido em anonimato, pelo que até estar garantida a legítima propriedade do quadro, este permanecerá sob custódia da polícia.

dn

Sem comentários:

Enviar um comentário