quarta-feira, 25 de março de 2015

BRUXELAS EM FESTA



Como havia sido previsto, as 18H30, a Sala de Conferências da ACP, sita na Rua Georges Henri 451, 1200, estava repleta, para ver a Exposição sobre a Biodiversidade de um país pequeno da África Ocidental, de um milhão e meio de habitantes, chamado Guiné-Bissau, que propõe ao mundo uma nova cara. Para os guineenses na diáspora, era motivo de reencontro com a sua terra natal, solo pátrio de Amílcar Cabral. E, para o diversificado leque de convidados oriundos de vários partes dos continentes do mundo, da África a Asia e das Américas a Europa, era a curiosidade de descobrir esse país de que tanto estes dias se fala bem, liderado por um simpático e credível Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, no qual todos depositam uma nova esperança.

Na Exposição estiveram patenteados o espólio do IBAP – Instituto da Biodiversidade... sobre a Guiné-Bissau, quinze quadros dos artistas plásticos da Associação de Artistas Bissau@Arte, dos pintores: Lemos Djata, Yachine, Chipi, Ismael Hipólito Djata, Botojo, kevin, Jesué, os Irmãos Júlio (Fernando e Manuel), Frederik e não faltaram as deliciosas bolachas de caju feitas pelas mãos das nossas mulheres, através de uma associação.

Depois de um acolhimento requintado no átrio da entrada, respeitando todas as regras protocolares, serviu-se um coktail, oferecido pelo Governo da Guiné-Bissau. A dado passo, espontaneamente, os invitados foram convidados a passar para outra sala para assistir a projeção do filme, de 20 Min, “Uma Nova Cara da Guiné-Bissau” de Flora Gomes, que através de um olhar de duas crianças descortina todo o encanto natural da Guiné-Bissau, perspectivando a nova esperança que paira no ar.

Enquanto passavam os slides sobre a biodiversidade guineense, o Ministro da Economia e Finanças, Sr. Geraldo Martins, aproveitou o momento para em jeito de agradecimento a resposta aos convites efectuados aos amigos e parceiros, em breves palavras dar as boas vindas a todos os participantes da Mesa Redonda "Guiné Bissau 2015Plano Estratégico e Operacional 2015-2020 Tera Ranka”.

O Primeiro-Ministro, emocionado disse, a presença de todos os estratos guineenses nesta sala: de deputados a operadores económicos, dos políticos aos artistas, demonstram quão a nossa biodiversidade é rica.

Foi bonito de mais ver e constatar a mostra de uma Guiné Positiva, como a magia da música se encarregou, através das vozes do jovem Binham Quinôr e Carina Gomes de aquecer e condimentar o ambiente frio, desafiando todas as cores de nacionalidades presentes a dançarem e tocaram palmas ao ritmo da nossa “toca tina”.

Bruxelas, 24 de Março de 2015

Carlos Vaz
/Conselheiro do Primeiro-Ministro para a Comunicação e Informação/


























1 comentário: