Foto/arquivo/Net
O Governo de Cabo Verde anunciou a reestruturação do Programa Soldado Cidadão, o objectivo é tornar o serviço militar obrigatório mais atractivo, através do acesso à formação profissional.
O Governo de Cabo Verde anunciou a reestruturação do Programa Soldado Cidadão, o objectivo é tornar o serviço militar obrigatório mais atractivo, sobretudo numa altura em que o número de recrutas tem vindo a diminuir, de certa forma devido a episódios que afectaram a imagem das Forças Armadas.
A ministra do Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, explicou que a reestruturação do Programa Soldado Cidadão visa garantir que os jovens que prestam o serviço militar tenham competências profissionais e é uma forma a dar resposta à fraca adesão dos jovens nos serviços militares.
“Tendo a consciência de que estamos a ter problemas, estamos a trabalhar um conjunto de ações para motivar e empoderar mais esse serviço militar obrigatório. E, a reformulação do Programa Soldado Cidadão vai exactamente aumentar o nível de acesso, a capacitação e a qualificação profissional que nós queremos fazer para os militares, enquanto eles prestam o serviço militar obrigatório", disse a governante.
Janine Lélis referiu ainda que a reformulação "consiste em aumentar o número de vagas disponíveis, portanto aumentar o acesso para fazê-lo de forma mais abrangente possível aos que prestam o serviço militar obrigatório, mas também àqueles que, concluindo o serviço militar obrigatório, têm até dois anos ainda para entrar no sistema de qualificação”.
A ministra do Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, acrescentou que neste momento o Governo tem trabalhado na melhoria do sistema de saúde militar tanto em São Vicente, como na cidade da Praia, com inspecções mais rigorosas e reabilitação das condições dos centros militares.
Por: Odair Santos

Sem comentários:
Enviar um comentário