Embaixador da União Europeia reconheceu que, "o acordo de pesca entre Bruxelas e Bissau é justo e transparente".
O Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Arts Bertulis, revelou quarta-feira (30.07) o desembolso de cerca cem milhões de euros a favor da Guiné-Bissau, no âmbito do acordo de pescas entre Bruxelas e Bissau para próximos cinco anos.
A declaração foi feita durante a cerimónia em que o diplomata europeu foi condecorado com a medalha de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento no Palácio da República.
Arts Bertulis reconheceu na ocasião a parceria estratégica entre a União Europeia e a Guiné-Bissa. "Este apoio reforça a parceria estratégica entre a União Europeia e a Guiné-Bissau, em particular no setor das pescas, que é fundamental para a economia do país" destacou o diplomata.
O diplomata europeu realçou também os projetos desenvolvidos pela União Europeia nos últimos anos na Guiné-Bissau. "As nossas relações são excelentes", frisou ele.
Além disso, o Embaixador da União Europeia reconheceu que, "o acordo de pesca entre Bruxelas e Bruxelas é justo e transparente".
Por sua vez, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, justificou a condecoração do embaixador como um reconhecimento pelo seu empenho a favor do país.
"Esta medalha simboliza a gratidão da Guiné-Bissau pelo trabalho incansável do Embaixador Bertulis e da União Europeia" declarou o Chefe de Estado.
A cerimónia, que contou com a presença de altas figuras do governo e do corpo diplomático, marcou mais um capítulo na cooperação entre Bissau e Bruxelas.
30 julho 2025, 18:08
radiodjumbai.com

Sem comentários:
Enviar um comentário