segunda-feira, 12 de setembro de 2022

JRS LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DA ACADEMIA DA IDEOLOGIA POLÍTICA DE KOUMBA YALÁ

A Juventude da Renovação Social do Partido da Renovação Social (JRS-PRS) lançou a segunda edição da Academia de Formação Política e Ideológica de Koumba Yalá (AFPIKY), numa das unidades hoteleiras de Bissau.

O evento que decorre de 10 a 14 do mês em curso, contou com a presença de vários vice-presidentes do partido do “milho e arroz”, personalidades de diferentes formações políticas do país, representantes das organizações da sociedade civil e com destaque para a presença do antigo chefe do Estado de Cabo Verde, Prof. Dr. Jorge Carlos Fonseca, na qualidade de um dos oradores do tema ligado ao Estado de direito, à democracia e à Constituição da República.

A formação decorre no ilhéu de Gardete, setor de Prábis, região do Biombo, no norte da Guiné-Bissau, sob o lema “Liderar com Jovens” e reúne 110 jovens provenientes das diferentes regiões do país. Um total de 21 oradores vão administrar diferentes temas.

O vice-presidente do Partido da Renovação Social, Orlando Mendes Veigas, afirmou na sua comunicação que os jovens são e serão espelho da transformação da política guineense, pelo que precisam ser motivados com bons exemplos e princípios éticos.

Explicou que durante a academia serão abordados diferentes temas, nomeadamente, Economia política e sociedade, ambiente mudanças climáticas e sustentabilidade, desafios de acesso à justiça na Guiné-Bissau, desafios da economia social e inclusiva na Guiné-Bissau, entre outros temas.
O dirigente dos PRS exortou aos jovens militantes daquela formação política para reforçarem o trabalho nas bases eleitorais em todo território nacional.

O Conselheiro Político do Presidente da República, Delfim da Silva, assegurou que o chefe de Estado convidou a juventude renovadora para assumirem plenamente um sobressalto ético e político, econômico e social que assegure o desenvolvimento da Guiné-Bissau e o progresso social do povo guineense.

Acrescentou que o PRS é um partido político reconhecidamente relevante na vida pública guineense.

Por seu lado, o presidente da Juventude do Partido da Renovação Social, Vladmir Djomel, disse que a direção da juventude do PRS perde horas de sono, dias com a família no sentido de pensar para propor ao país uma narrativa diferente de servir a juventude e ter uma Guiné-Bissau muito feliz.

O diretor da Academia de Formação Política e Ideológica de Jovens Dr. Kumba Yalá, Uffé Vieira, informou que a academia visa fazer crescer os jovens guineenses em termos de conhecimento, valores, capacidades, formá-los para assumir o futuro da Guiné-Bissau, ensinar a ética, governança e princípio da participação democrática.

Uffé Vieira considerou Kumba Yalá é uma figura nacional que não deixa ninguém indiferente.

“Tal como Amílcar Cabral é lembrado porque trouxe conceito e a vontade da independência, o Kumba Yalá é também lembrado, porque trouxe a ideia de multipartidarismo, democracia e liberdade” concluiu.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário