segunda-feira, 12 de setembro de 2022

DIRETOR GERAL DAS CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS DEMITE-SE DO CARGO

O diretor-geral das Contribuições e Impostos, Danso Yalá, demitiu-se do cargo, em menos de dois meses de exercício e, na manhã desta segunda-feira, vai entregar a carta de demissão no Gabinete do ministro das Finanças, Ilidio Vieira Té.

O Democrata soube que a demissão vem na sequência da revogação de um despacho de nomeações de vários diretores de serviços, na direção-geral das Contribuições e Impostos (DGCI). O despacho revogado 48 horas depois, conta o nosso informante, visava dar um novo impulso à instituição, que segundo a fonte, viu a sua performance atingir níveis baixos em termos de arrecadação de receitas.

“Um dia depois da publicação do despacho, o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, chamou ao seu gabinete o diretor-geral, Danso Yalá, para informá-lo da oposição do vice-primeiro-ministro às novas nomeações e exige a sua consequente revogação”, informou a nossa fonte, adiantando que perante o recado recebido, Yalá terá deixado claro ao seu interlocutor que colocaria o seu cargo à disposição se houvesse qualquer mudança no despacho.

“É uma decisão definitiva. A carta de demissão será entregue no gabinete do ministro, nas primeiras horas desta segunda-feira” precisou, para de seguida, explicar que “a revogação do referido despacho deve-se à pressão do vice-primeiro-ministro, alegando que existem algumas pessoas ligadas aos partidos políticos que não devem ser demitidas”.

O demissionário é quadro sénior do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), solicitado por então ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, para ajudar o ministério no quadro da cooperação com o Fundo Monetário Internacional.

Yalá foi diretor-geral de Previsões Económicas no ministério das Finanças.

Uma fonte do ministério das Finanças contactada pelo nosso jornal, disse desconhecer a informação sobre a alegada demissão do diretor-geral de Contribuições e Impostos, contudo, confirmou a revogação do despacho n.°68.

Por: Redação
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário