quarta-feira, 14 de setembro de 2022

CENTIF DIZ QUE CASO ESTADO CONSEGUIR CONTROLAR OS RECURSOS INTERNOS CONSEGUIRÁ SUBSIDIAR A POPULAÇÃO

O presidente Da Célula Nacional de Tratamento de Informação Financeira (CNTIF) diz acreditar que se o país conseguir controlar rigorosamente os seus recursos internos, o estado será capaz de subvencionar até mesmo os cidadãos das últimas ilhas da Guiné-Bissau.

O presidente desta instituição financeira, falava hoje, numa entrevista exclusiva a Radio Sol Mansi depois do ato de abertura oficial do seminário nacional de formação de 2 dias, sobre a capacidade e compreensão de riscos do BC/FT ligados as organizações sem fins lucrativos.

Justino Sá assegura que se a pirâmide não for invertida, o país nunca sairá da presente situação que atravessa, por isso pede a todos para que tenham a sensibilidade em relação ao branqueamento de capitais.

“(…) o referido dinheiro não estará nas mãos das pessoas, mas sim no cofre do Estado”, disse Justino pedindo a todos para que tenham a sensibilidade em relação ao branqueamento de capitais.

Justino Sá explicou ainda à RSM que o branqueamento não é um crime isolado, más decorre dos outros crimes.

“A pessoa para branquear tem que corromper, traficar drogas, não pagamento dos impostos ao Estado, tráficos dos seres humanos entre outros crimes só para puder te dar dinheiro então para esconder isso a pessoa investe numa coisa ou negócios para fazer a lavagem desse dinheiro, na Guiné-Bissau o individuo entra no estado dentro de pouco tempo constrói mais de 5 a 6 casa ostentando através do furto ao estado, por isso essas despesas são branqueamentos de capitais e frutos de crime da corrupção”, explica.

O presidente Centro Nacional de Tratamento de Informação Financeira Justino Sá apesar de não afirmar categoricamente de que o branqueamento de capitais é que mais contribuí para o empobrecimento do país, mas garante que não está muito longe deste cenário.

Por outro lado, este responsável disse que a sua instituição está a trabalhar afincadamente, na luta para a mudança de mentalidade em relação aos fenómenos.

Por: Diana Bacurim/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário