sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Política/Presidente do MSD diz que taxa de pobreza é cada vez mais preocupante

Bissau, 16 Set 22 (ANG) – A Presidente do Movimento Social Democrático (MSD), Joana Cobdé Nhanca disse que a taxa de pobreza extrema e as desigualdades sociais estão a acelerar-se num ritmo cada vez mais preocupante.

Joana Nhanca fez esta declaração esta, sexta-feira, no ato de apresentação pública do seu partido.

A irmã do falecido ex-presidente da República Koumba Yalá ainda criticou o que diz ser ausência no país de um sistema de saúde adequado, a condenação da juventude à ignorância permanente devido a falta de escolas ou de um sistema de ensino estruturado.

“Não é segredo para ninguém que a situação social e política do país não é a que foi sonhada pelos combatentes da liberdade da Pátria” disse.

Joana Nhanca disse que, “se se assiste a fragilização das instituições, e a corrupção hoje é um princípio aceitável sem qualquer necessidade de cumulação é porque as instituições judiciais são reféns dos atores políticos”.

“Este ambiente é fértil para os que só conhecem métodos obscuros de conseguir riquezas, quer através de subsídios injustificáveis, quer através de recebimentos obscuros, inclusive de proteção de redes de criminalidade organizada”, referiu Nhanca.

A presidente da mais recente formação política guineense legalizada sublinhou que o momento não é de apenas choramingar e lamentar mas sim de levantar e se juntar aos que confiam na capacidade deste Povo, na competência dos seus quadros e na determinação das suas mulheres de lutar para inverter a situação.

Segundo Joana Cobdé Nhanca, o MSD vai concorrer às eleições legislativas antecipadas marcadas para 18 de Dezembro do ano em curso, com o lema: Paz, Desenvolvimento e Justiça Social.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário