quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Legislativas antecipadas: GOVERNO ANUNCIA CHEGADA DE “KITS” PARA ARRANQUE DO RECENSEAMENTO ELEITORAL

O ministro da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, anunciou esta terça-feira, 13 de setembro de 2022, a chegada dos “kits” (impressoras) ao país para arrancar com o recenseamento eleitoral para as eleições legislativas de 18 de dezembro e disse acreditar na realização do escrutínio na data marcada.

“Nós temos um decreto presidencial que fixa a data das eleições, sim. Por isso, estamos a trabalhar para aconcretização deste objetivo. Ontem, segunda-feira, recebi com muito agrado a notícia da chegada dos “kits”,ao país, , disse.

“A data que tinha sido fixada pela empresa fornecedora dessas impressoras era 15 de outubro, mas contrariamente a todas as expectativas, talvez seja antes e porque também houve diligências da nossa parte para que os materiais chegassem o quanto antes e responderam satisfatoriamente”, explicou.

Gomes falava num encontro com os jornalistas no Palácio do Executivo para fazer um balanço da sua recente visita a Portugal, onde fez um périplo por várias regiões para conhecer a experiência portuguesa sobre o poder local.

Questionado pelos jornalistas sobre se o recenseamento eleitoral será de raiz ou não, o titular da pasta da Administração Territorial e Poder Local precisou que foi essa a decisão dos partidos políticos.

Em relação à data do início do processo tendo em vista as eleições legislativas, Gomes disse que a data do início do censo está “dependente da conclusão da formação dos técnicos do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE)”.

“As matérias são recentes e é fundamental capacitar os técnicos. Acabei agora de assinar um documento que enviei ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira para facilitar a emissão de vistos de entrada aos formadores, assim que chegarem ao país. A ação de formação deve durar 15 dias, no mínimo, e no final poderemos anunciar a data do recenseamento eleitoral”, sublinhou Gomes.

O governante anunciou que no próximo mês de outubro, a ministra da Coesão Territorial de Portugal, Ana Abrunhosa, visitará a Guiné-Bissau, para ajudar a organizar as eleições autárquicas.

De salientar que o Chefe de Estado dissolveu o Parlamento a 16 maio e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário