quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Ensino/Ministra Martina diz que a taxa de analfabetismo continua muito alta na Guiné-Bissau


Bissau,08 Set 22(ANG) – A ministra da Educação Nacional afirma que a taxa de analfabetismo continua muito alta no país e cita dados do último Inquérito de Indicadores Múltiplos(MICS), que apontam para 49 por cento da população.

Martina Moreira Moniz falava hoje na cerimónia de abertura da 1ª Jornada Nacional de Alfabetização no país que decorre entre os dias 08 e 30 do corrente mês, sob o Lema: “Transformando os espaços de aprendizagem da alfabetização”.

O evento está a ser assinalado no âmbito do Dia Internacional da Alfabetização que se comemora hoje, 08 de Setembro sob o lema” Alfabetizar é promover a liberdade”.

A governante acrescenta que os referidos dados indicam que na Guiné-Bissau cerca de metade das pessoas com 15 anos de idade e adultos não sabem ler nem escrever.

Para Martina Moniz esses dados refletem, claramente, a fraca capacidade de o país cumprir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como a capacidade de contribuir para a riqueza, o progresso e o bem estar da sociedade.

Martina Moniz sublinhou que nessa luta a Guiné-Bissau contou sempre com a cooperação e apoio dos países e organizações parceiras dentre as quais o Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef).
“Quero assegurar que o Governo da Guiné-Bissau continuará a trabalhar afincadamente para reduzir drasticamente a taxa de analfabetismo no país”, prometeu.

A Diretora-geral da Alfabetização frisou que a alfabetização tem um papel fundamental e imprescindível no desenvolvimento social e económico mundial.

Mamé Leonilde Lopes sublinhou que sem acesso à educação não há ampliação e pleno exercício da cidadania.

Disse que o Governo, preocupado com a alta taxa de analfabetismo, tem desenvolvido diversas ações com os parceiros nacionais, através da Direção Geral da Alfabetização e Educação Não Formal em diferentes pontos do país.

Mamé Leonilde Lopes sublinhou que durante a Jornada serão realizadas diversas actividades que irão decorrer em todo o território nacional com intuito de recolher sugestões e ideias necessárias para enriquecer o documento magno da Direção Geral de Alfabetização – a Política Nacional da Alfabetização.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário