terça-feira, 9 de agosto de 2022

São Domingos-Varela: DEZ HORAS DE VIAGEM PARA UM PERCURSO DE 50 QUILÓMETROS

O presidente do Sindicato dos Motoristas do setor de São Domingos, José da Costa, disse ao O Democrata que o troço que liga São Domingos a Varela encontra-se em estado avançado de degradação e que a terraplanagem que se fez há vários anos foi arrastada pelas águas da chuva.

“A estrada está totalmente desgastada. Nesta época das chuvas, apenas um carro faz ligação São Domingos – Varela, devido às más condições da estrada. A estrada é praticamente lodo e areia. As pessoas viajam em condições dramáticas. Estamos a falar de um carro que faz uma carreira por dia. Os passageiros saem de madrugada e chegam ao fim do percurso às 18 horas. A água tomou conta da estrada, o que tem dificultado o trânsito nesta zona”, relatou o sindicalista em entrevista ao semanário O Democrata esta segunda-feira, 08 de agosto de 2022.

José da Costa descreveu como lamentáveis as condições da ponte do “Rio Cool”, que se encontra praticamente cortada.
“Se não fosse a intervenção da população local não estaríamos a falar da ponte, mas de outra situação pior que isso”.

O presidente do sindicato dos motoristas de São Domingos apelou às autoridades administrativas e ao governo central a acionarem mecanismos urgentes para resolver o problema e evitar que algo pior venha a acontecer.

Da Costa disse que o estado da estrada e da ponte do rio Cool é de conhecimento do ministro das Obras Públicas, Infraestrutura, Construção Urbanismo, Fidelis Forbs, que já se deslocou àquela zona para inteirar-se das condições da estrada que liga São Domingos Varela e a ponte do rio Cool.

“Ele esteve cá e viu o estado da estrada e da ponte. Na altura disse-nos que o Presidente da República estava preocupado com a situação da estrada, por isso foi enviado por Umaro Sissoco Embaló para fazer o levantamento das necessidades porque havia a necessidade de reabilitá-la. Infelizmente até ao momento não houve nenhuma intervenção do governo neste sentido”, afirmou.

De acordo com José da Costa, esta situação provocou a subida de preço do transporte. São Domingos – Varela, que custava mil francos CFA, passou para três mil francos e São Domingos – Suzana saiu de setecentos e cinquenta para dois mil francos CFA.

Por: Epifânia Mendonça/ Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário