segunda-feira, 9 de março de 2020

AÇÃO IANDA GUINÉ! DJUNTU FORMA 21 TÉCNICOS NA ÁREA DE AVICULTURA E VETERINÁRIA

A atividade que encerrou, esta sexta-feira, durou quatro semanas, foi promovida pela Ação Ianda Guiné! Galinhas, implementada pelo Instituto Marques de Valle Flor, pela ONG italiana MANI TESE, ONG Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do programa da União Europeia - Ianda Guiné!.

O formador, Óscar Mateus, considera que este curso estava em falta no país porque o sector avícula é de elevada importância pelo consumo de ovos e frangos na Guiné-Bissau.

“ O objectivo deste curso foi reforçar os conhecimentos dos avicultores na área avícula, ensiná-los a produzir melhor as aves, ou seja, ovos e frangos e ensiná-los também a produzir mais”, explica o veterinário afirmando que ao nível da ação ianda Guiné! Galinhas ter o objectivo de aumentar e reforçar a fileira avícula “ tinha todo o sentido realizar uma formação para técnicos avícula” e pretendemos realizar mais acções de género.

Wilson Cá, director do centro de promoção e desenvolvimento de avicultura familiar (CEDAVES), chama atenção aos formandos pelo desafio que os esperam.

“É um desafio enorme e já existem iniciativas de avicultura no país, vocês podem empreender na área de avicultura, mais o importante é aumentar ainda o conhecimento nesta área e existe diversas formar para fazê-lo”, sustenta.

Ianda Guiné! é um programa da União Europeia para e com a população da Guiné-Bissau que conta com um total de 44 milhões de euros para o período de 2019-2024.

E, tem um conjunto de 8 ações complementares que pretendem promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas, nas fileiras de arroz, segurança alimentar e nutrição, pistas rurais, avicultura, hortícltura, energia e água, saúde e ainda iniciativas de colectivos de cidadãos organizados.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário