domingo, 25 de fevereiro de 2018

«EMBAIXADOR GUINEENSE EM CABO VERDE» GUINÉ-BISSAU QUER RESGATAR LEGADO HISTÓRICO COM CABO VERDE

Jorge Carlos Fonseca e M´Bala Alfredo Fernandes

A Guiné-Bissau quer resgatar o legado e valor histórico e promover a concertação política e diplomática com Cabo Verde, disse ontem na Cidade da Praia, o primeiro embaixador guineense com residência no país, M´Bala Alfredo Fernandes.

Durante o seu discurso, depois de apresentar as cartas credencias ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o diplomata, que destacou as excelentes relações entre os dois países, sublinhou que Cabo Verde é um país que entende e interpreta os problemas e desafios da Guiné-Bissau, sobretudo a nível do sistema político e constitucional e poderá advogar junto dos países amigos e das organizações internacionais.

“A missão que hoje inicia reveste-se de uma importância capital na medida em que o compromisso assumido com as autoridades do meu país consiste em resgatar o legado e valor histórico entre os dois povos, promover a diplomacia pública, cultural e económica, concertação política e diplomática e a integração e cidadania da nossa comunidade residente no arquipélago”, considera.

M´Bala Alfredo Fernandes entende que a nomeação do primeiro diplomata com residência em Cabo Verde marca uma nova era nas relações entre os dois países e destaca o esforço que o Estado cabo-verdiano tem feito no sentido de aprofundar e reforçar as relações entre as duas nações.

Por seu turno, o Presidente da República diz esperar que o diplomata possa contribuir para o fortalecimento da amizade e cooperação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, sendo que as relações fraternas que existem entre os dois povos oferecem um quadro favorável e as relações de amizade e de cooperação existentes devem ser aproveitadas e desenvolvidas.

“Os acordos entre Cabo Verde e Guiné-Bissau cobrem as áreas político-diplomática, culturais, transportes aéreos, marítimos, pescas, saúde, desporto, e nos domínios comercial, judiciária, correios e telecomunicações”, lembra.

Ainda na tarde de ontem, o Presidente Jorge Carlos Fonseca recebeu as cartas credencias do embaixador da Áustria, Robert Zischg, com residência no Senegal.

Conosaba/expressodasilhas.cv/

Sem comentários:

Enviar um comentário